Mamografia com Contraste. Conheça o Exame de Galactografia

 

 

 

 

 

A galactografia é um exame de mamografia, com uso de um material de contraste para obter as imagens do interior de ductos da mama, responsáveis pela drenagem do leite durante a amamentação.

A mama é composta basicamente de três estruturas: lóbulos (que fazem o leite), gordura e dutos mamários (que transportam o leite do lóbulo para o mamilo).

Enquanto a mamografia, ultra-som e ressonância magnética são excelentes maneiras de obter imagem da mama, não visualizam o interior dos dutos de leite da mama como um exame de galactografia.

A indicação mais comum de galactografia é avaliar uma mulher que tem uma secreção sanguinolenta ou clara no mamilo.

Como Funciona a Galactografia

Na galactografia, uma pequena quantidade de meio de contraste é injetado no ducto mamário, em seguida uma mamografia é realizada para observar o interior do ducto de leite pode ser visto.

Se houver alguma dificuldade na passagem do meio de contraste durante o enchimento no ducto mamário, muitas vezes indica uma pequena massa. A maioria destes é os papilomas, que são massas não cancerosos nos ductos mamários. Eles podem ser pré-cancerosas, em alguns casos é necessário remover. Menos de 10% dos problemas nos ductos mamários são casos de câncer.

No exame de galactografia é possível observar a localização de pequenas massas no ducto mamário, auxiliando uma cirurgia mais eficaz.

Em alguns casos, não há nenhum defeito de enchimento. Em vez disso, os ductos possuem cistos na mama, um sinal de doença fibrocística. Esses cistos podem causar uma secreção sangrenta, mas geralmente não são preocupantes.

galactografia

galactografia

 

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×