Mamografia, Dúvidas Mais Comuns

 

 

 

 

 

A mamografia é uma técnica radiográfica dedicada para visualizar a anatomia da mama.

Tipos de mamografia

Em termos gerais, existem dois tipos de mamografia: triagem e diagnóstico.

A mamografia difere significativamente em muitos aspectos do resto da imagem de diagnóstico.

Mamografia de triagem

Em termos gerais, a mamografia de triagem é realizada em mulheres assintomáticas para identificar a patologia da mama maligna em um estágio inicial, potencialmente curável.

Independentemente de todo o hype na literatura e as estatísticas confusas nas publicações leigas, o câncer de mama anterior é retirado, todos os outros fatores sendo iguais, melhor a taxa de sobrevivência. Período. A mamografia de rastreamento é realizada em clientes, não em pacientes.

mamografia - dúvidas comuns

mamografia – dúvidas comuns

Mamografia de diagnóstico

Realizada em um paciente sintomático, ou para desenvolver uma anormalidade encontrada na mamografia de triagem. O objetivo é usar imagens para tipificar a patologia e chegar ao diagnóstico. Isso é importante porque os diagnósticos têm resultados e taxas de sobrevivência.

Por exemplo, o diagnóstico de um cisto de mama simples tem poucas implicações e não afeta a expectativa de vida do paciente. Em contraste, um diagnóstico de câncer de mama tem implicações significativas para o paciente e sua expectativa de vida.

Diferenças entre os ambientes de triagem e diagnóstico

Os estudos de triagem são bem realizados por pessoal simpático treinado em ambientes que não estão necessariamente localizados em hospitais.

Os centros de triagem funcionam muito bem como locais independentes sem um médico no local. Os estudos são lidos por radiologistas de mama em um ambiente isolado onde não há distrações ou interrupções. Em contraste com o resto da radiologia, esses estudos são lidos em lotes e volumes.

Onde os estudos de triagem são lidos em ambientes onde interrupções, telefones e distrações estão presentes, ocorrem erros. Estudos diagnósticos são realizados com um radiologista no local e envolvidos com cada etapa do procedimento de imagem. As interrupções são parte do processo e são uma interação essencial.

Por que um diagnóstico de câncer de mama é significativo?

O diagnóstico de câncer de mama é significativo por muitos motivos óbvios e talvez menos óbvios. O diagnóstico não afeta apenas o paciente, mas afeta os que a rodeiam; parentes femininos, mães na escola e as senhoras em sua igreja, por exemplo.

A doença tem uma reputação sinistra por causa dos resultados cosméticos debilitantes tradicionalmente associados à cirurgia e o invariável mau resultado para o paciente tradicionalmente associado à doença.

Por que a mamografia é importante?

Até que uma cura para a doença seja encontrada, esta é a melhor ferramenta que temos para encontrar câncer de mama cedo, ou seja, antes de serem palpáveis. O resultado disso é uma cura potencial para a cirurgia paciente e cosmeticamente aceitável, se necessário.

Em termos gerais, quanto antes um câncer é encontrado, melhor o resultado. Felizmente, não vivemos mais em um mundo de mastectomias Halsted.

Por que um reprodutor de mama lê mamografias?

Por algum motivo estranho, nem todos os radiologistas estão “conectados” para ler imagens de mama. A razão para isso não está clara. Isso não tem nada a ver com capacidade, inteligência ou competência em outros campos da imagem.

Os leitores de mamografia devem ter uma proficiência comprovada, estatisticamente comprovada, para permitir que eles se qualifiquem para ler as imagens e para confirmar de forma objetiva e independente sua proficiência. Isso é importante por causa das consequências emotivas e potencialmente perturbadoras de um achado significativo em uma mamografia. Recuperações desnecessárias custam dinheiro, não agregam valor e perturbam o paciente e seu médico.

Por que toda a publicidade adversa para a mamografia?

Tornou-se politicamente correto questionar o valor da mamografia. A maior parte da publicidade adversa tem uma única fonte de The Cochrane Collaboration e de um autor.

A emoção em torno da doença e seu apelo na literatura leiga, em seguida, alimenta a publicidade que prejudica o valor cientificamente comprovado de diagnóstico precoce, sobrevivência melhorada e tratamento aceitável cosmeticamente.

Uma revisão do debate em curso a este respeito está fora do escopo deste site. Basta dizer que, em muitos aspectos, este é um debate infeliz dirigido por pessoas que não são reprodutoras de mama e prejudica o tempo, dinheiro, esforço e atenção do problema real – encontrar uma cura. Este debate tem muitas características em comum com o infame debate sobre autismo e vacinação com MMR.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×