Quer Saber Como Fazer Uma Apresentação de TCC Perfeita? A Resposta Vai Te Surpreender

 

 

 

 

 

Olá tudo bem com você? Logo logo será o dia da sua apresentação do TCC e, só de ler esta frase você já sentiu um frio na barriga e vontade de sair correndo. Eu sei, já passei por isso e, quase todas as pessoas também passa por esta TPTCC (Tensão Pré-TCC).

Por mais que você esteja fazendo um trabalho fantástico, escrevendo muito bem, slide está ficando TOP, quando alguém te lembra que você vai precisar apresentar, como eu fiz há 40 segundos atrás, bate aquele sentimento de insegurança, principalmente se você tem dificuldade de falar em público.

Bem, para te ajudar a fazer uma apresentação perfeita do seu TCC e, principalmente te ajudar a ter mais segurança para falar em público, selecionei algumas dicas incríveis para a sua apresentação. Então segue a pergunta: Como Fazer Uma Apresentação de TCC Perfeita?

A resposta está no entendimento do seu corpo. Vamos lá! Primeiro uma outra pergunta.

Porque o TCC Está Acabando Com a Minha Vida?

Eu recebo muitos pedidos de socorro, pessoas que estão a ponto de explodir de tanto nervosismo por conta do TCC. Na semana passada recebi uma mensagem de uma menina chamada Ana Carolina, ela estava com uma dúvida sobre fatores de qualidade de imagem, um dos assuntos do TCC dela. Ah! Se você está com dúvida neste assunto também, tem um artigo bem legal aqui.

Bem, em determinado momento da conversa, a menina me disse esta frase: “Porque o TCC está acabando com a minha vida?” Claro que minha primeira reação foi rir, até porque ela falou de uma forma engraçada, mas a respondi.

É muito natural você ficar nesta tensão toda por conta do TCC. Muitas pessoas acabam até terminado relacionamentos, com amigos e até com namorados. Este sentimento na verdade é muito bom, mas na medida certa. Quanto mais você sente isso, é porque está realmente se preocupando com o trabalho, está se dedicando e quer entregar o melhor. Porém, de vez em quando é bom dar uma relaxada. E quando vejo alguém quase surtando igual a Ana Carolina, sempre respondo a mesma coisa: “Calma, vai dar certo!”

O TCC não está acabando com a sua vida, o que está te deixando em estado de loucura é na verdade é o seu próprio corpo. Quando você conseguir controlar alguns fatores do seu organismo, irá perceber que o TCC é algo maravilhoso e lindo de se fazer e de se APRESENTAR.

Poxa vida, você esta dando duro neste trabalho e na hora do “gran finale”, que é a sua apresentação, você vai ficar assim? Morrendo de medo?! “Tudo bem Thiago, mas o que eu preciso entender sobre o meu corpo para fazer uma apresentação perfeita?”

Como Seu Corpo Pode Atrapalhar na Apresentação do TCC?

Apresentação TCC

Apresentação TCC

As apresentações do TCC envolvem dois grandes medos, o primeiro medo é bater o nervosismo e esquecer tudo o que estudou. O segundo medo, comum em várias pessoas, é o de falar em público. Principalmente se a apresentação for para pessoas que não conhece e de frente para uma banca avaliadora. Ah! e ainda tem um medo bônus: será que vão gostar da minha apresentação?

Pois é, com tantos medos e ainda sabendo que você precisa ir bem para ter uma boa nota, não há quem não fique tenso, não é verdade? E é esta tensão que atrapalha a fazer uma apresentação bacana.

Muitas pessoas, talvez você também seja assim, quando começam a estudar para a apresentação, já sentem o coração batendo mais forte, sempre que lembram que terão de falar aquele frase que estão lendo na frente de várias pessoas. Por mais que você já tem apresentado 1 milhão de trabalhos no curso, a apresentação do TCC tem uma magia diferente.

E como explicar isso?

Sempre que você sente medo de alguma coisa, o seu organismo explode. O sistema nervoso entre em alerta, todos os tecidos do seu corpo se preparam para algo ruim que está por vir. Neste momento é liberado no organismo uma substância chamada adrenalina. Esta substância te ajuda a correr em situações de perigo.

Porém, na hora de apresentar o TCC você não vai querer sair correndo né (ou vai?). É aí que o seu corpo te atrapalha. Quando você fica nervoso, existe uma descarga de adrenalina, certo? E a adrenalina é liberada pelo corpo em forma de energia. Por isso que quando você se estressa com alguma coisa, você grita, bate na mesa, xinga, soca a parede, rs! É uma forma de liberar a adrenalina. Isso tudo é natural.

Agora.. quando você tem uma descarga de adrenalina muito alta, como acontece quando você precisa apresentar o TCC, o seu corpo precisa URGENTE liberar a energia, mas você não sabe como fazer isso e, o resultado não é nada agradável:

  • Pernas e Mãos começam a tremer
  • Suor Frio
  • Palpitação
  • Vontade de ir ao banheiro
  • Corpo gelado
  • Dificuldade de se concentrar

Tudo isso acontece por conta da adrenalina presente no corpo e que não sendo liberada. E se você for muito tímido é ainda pior. Porque você já é uma pessoa retraída e com tanta adrenalina fazendo suas mãos tremerem, palpitações e suando frio, o seu psicológico é atingido.

A Pior Coisa Que Pode Acontecer Minutos Antes da Sua Apresentação

Você já está tenso, tremendo as mãos e com muito medo de gaguejar. E a pior coisa é deixar uma frase entrar na sua cabeça: “Não Vou Conseguir.” Se você deixar isso acontecer, sinto muito! =/

O risco de você esquecer tudo, dar branco, gaguejar e ficar muito constrangido é muito grande. Fazendo toda a sua preparação ir por água abaixo.

Como Evitar Tudo Isso e Fazer a Apresentação de TCC Perfeita?

Apresentação TCC

Apresentação TCC

Bem, primeiro de tudo. Lembre-se: “Calma, vai dar certo!”

Para fazer dar certo, você precisa estudar e estudar muito. Leia quantas vezes for necessário o seu trabalho, tente estudar assuntos paralelos ao assunto do TCC, isso vai te dar mais segurança. Por exemplo, se o seu trabalho for sobre Proteção Radiológica na Radioterapia, além de estudar muito sobre o assunto, tente dar uma lida nos efeitos biológicos da radiação ionizante, é interessante para o trabalho.

E o que fazer com a adrenalina no meu corpo? 

Você tem duas opções. A primeira opção é não deixar que seu sistema nervoso descarregue muita adrenalina. Para isso, você vai precisar estar seguro com seu trabalho. Sempre estudando. E lembrar que não precisa ficar tão nervoso, se você está fazendo um trabalho legal, o slide tá ficando show de bola, não tem necessidade de estar com tanta tensão. Algumas atitudes como reservar um tempo para se divertir também ajudam. Dormir o suficiente e se alimentar direito também é muito importante para a sua apresentação.

A segunda opção, para quem não consegue de jeito nenhum controlar o nervosismo, é liberar a adrenalina. Você precisa tirar toda esta adrenalina do seu corpo. Faça exercícios físicos, cante musicas que você goste, vai fazer caminhada ou qualquer outra atividade que libere energia. O que não pode é deixar a adrenalina ficar acumulando no seu organismo e te atrapalhando a estudar.

Dica Fundamental Para Acabar com Seu Nervosismo Antes da Apresentação

Além de controlar a adrenalina no seu corpo, algumas atitudes bem simples vão te ajudar a ter mais segurança na hora da apresentação. Eu sempre digo estas informações para os grupos de TCC que eu ajudo.

Algumas coisas funcionam como um gatilho no nosso subconsciente, você conhece o Bruce Buffer, apresentador do UFC? Antes de cada luta ele diz a sua famosa começando com: “Annnnnd Nooooow!!!! (E Agoooora)” e fechando com um motivador: “Iiiiiiiiiiiiiiiiiit’s Tiiiiiiiiiiiiiime!!!” (É a hora).

Algumas palavras são muito motivadoras naqueles momentos que você está muito nervoso e, não há nada melhor do que assistir vídeos motivacionais do YouTube, vai te ajudar na hora da apresentação, você vai diminuir a quantidade produzida de adrenalina e te dará mais força para fazer uma apresentação sensacional.

Existem muitas outras Dicas Fantásticas para você ARRASAR na sua Apresentação de TCC, mas fica para outro momento porque este artigo já ficou muito grande, mas promessa é dívida, aqui está a continuação deste artigo com mais dicas para uma apresentação perfeita.

>> Clique aqui e começe hoje a preparar Sua Apresentação de Sucesso

Até a próxima e calma, vai dar certo!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×