Radiologia Pediátrica, Saiba Mais Sobre a Modalidade

 

 

 

 

 

A radiologia pediátrica é uma subespecialidade da Radiologia que envolvem a geração de imagens de fetos, bebês, crianças, adolescentes e adultos jovens. As imagens da radiologia pediátrica são realizadas em diversas modalidade: tomografia computadorizada, radiografia, ressonância magnética, entre outras.

Embora algumas doenças vistas em pediatria são as mesmas que em adultos, existem muitas condições que são vistas apenas em crianças. A especialidade tem que levar em conta a dinâmica de um corpo crescente, como recém-nascidos e pré-adolescentes, onde os órgãos seguem os padrões de crescimento e fases.

Estes requerem um exame de imagem especializado e tratamento que é realizado em um hospital infantil, que tem todas as tecnologias necessárias para tratar as crianças e suas patologias específicas.

Para o profissional atuar na radiologia pediátrica é necessário ter em mente que nem sempre é fácil fazer um exame (na maioria das vezes), os pacientes normalmente não colaboram e choram muito durante o exame. Por isso, alguns recursos são usados para que o atendimento seja mais fácil, como a sala de exames por exemplo.

Sala de Exame na Radiologia Pediátrica

Para conseguir um diagnóstico de alta qualidade, é necessário fazer com que a criança se sinta confortável, então a sala de exames é bem diferente da sala tradicional, este é um dos elementos mais importantes para a radiologia pediátrica. Para imagens de departamentos especializados em radiologia pediátrica, isso é muito fácil como salas que podem ser adaptados para atender às necessidades de uma criança.

Por exemplo a parede brilhante projetos, estimulação visual e brinquedos. Estes podem ser dispositivos elétricos permanentes, como o departamento não precisaria atender a qualquer outra faixa etária.

Para departamentos que só ver crianças ocasionalmente, criar um ambiente de ‘crianças’ é mais difícil. Geralmente é conseguida através da criação de uma “sala de criança amigável’ onde murais podem ser pintadas na parede. Hospitais infantis modernos são projetados agora com lotes de vidro para permitir como luz natural tanto quanto possível.

Desafios na Radiologia Pediátrica

Na Radiologia Pediátrica existem muitos desafios. Ao contrário dos adultos, as crianças não podem sempre compreender uma mudança de ambiente. Portanto, geralmente é obrigado a usar uniformes coloridos, em oposição a um uniforme de hospital normal.

Também é importante reconhecer que quando uma criança está doente, eles seguem seus instintos, que normalmente é para chorar e ficar perto de seus pais. Isso apresenta um desafio enorme para o Profissional da Radiologia, que deve tentar ganhar a confiança da criança e obter a sua cooperação. Uma vez que a cooperação tem sido alcançada há outro grande desafio de manter a criança ainda para seu exame de imagem. Isto pode ser muito difícil para as crianças com muita dor.

O apoio dos pais, normalmente, é suficiente para alcançar este objetivo, no entanto, em alguns casos extremos (como RM e TC), pode ser necessário sedar a criança.

Proteção Radiológica na Radiologia Pediátrica

As crianças são mais radiosensíveis do que os adultos. Elas também têm uma esperança de vida sobre a qual podem desenvolver câncer devido exposição a radiações ionizantes.

A comunidade médica na radiologia pediátrica há muito tempo tem uma consciência deste problema e desenvolveu políticas de proteção de radiação e práticas que refletem isso.

Radiologia pediátrica

Radiologia pediátrica

Com o aumento do uso de imagem e, em particular, Tomografia Computadorizada, há cada vez mais atenção a esta questão pelo médico e equipe profissional.

Para aumentar a conscientização das questões de proteção radiológica em crianças e proporcionar educação para todas as partes interessadas carinhosa para crianças sobre maneiras de diminuir a exposição de radiação ionizante em crianças, cada vez mais artigos científicos e livros estão buscando levar informação aos profissionais.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×