A Excelência Profissional na Mamografia

 

 

 

 

 

O tecido mamário é encontrado em regiões mais amplas do que conseguimos demonstrar em imagens mamográficas. Podemos encontrar tecido mamário medialmente até o esterno, lateralmente até a margem anterior do músculo latíssimo do dorso, superiormente até a clavícula e o ápice da axila e inferiormente até logo abaixo da prega inframamária; a mamografia é um esforço para que possamos radiografar o máximo possível desse volume.

A inclusão dos tecidos anteriores nas imagens é simples, todavia, considerando que o volume da mama aumenta em direção à parede torácica a incapacidade de visualizar esses tecidos pode fazer com que grandes áreas aonde o câncer pode surgir deixem de ser visualizados.

A Profissional de Mamografia

Imagem Mamografia

Imagem Mamografia

profissional deve se esforçar para trabalhar com a cliente a fim de posicionar a mama tão completamente dentro dos limites do campo de visão quanto possível evitar a exclusão dos tecidos mais profundos.

Mamografia exige profissionais que estejam capacitados e qualificados para as manobras apropriadas e uma paciente colaborativa que esteja relaxada e permita a tração e compressão da sua mama que são fundamentais para um exame de qualidade para permitir ao médico radiologista visualizar e identificar os cânceres que por ventura estejam nas imagens observadas.

compressão mamária deve ser de maneira apropriada para espalhar as estruturas sobrepostas juntamente com exposição adequada para visualizar os tecidos em risco de câncer. O equipamento de mamografia e o seu sistema detector devem ser capazes de produzir imagens de excelente qualidade.

Em mamografias digital e analógica as profissionais devem-se obter duas incidências mamográficas de cada mama, independentemente de o exame ser de triagem ou uma avaliação diagnóstica a não ser que a cliente disponha de um exame mamográfico recente com duas incidências.

Duas incidências bem posicionadas permitem que os médicos avaliem as três dimensões da mama. Incidências modificadas como compressão focal e magnificação podem ser empregadas para esclarecer alguma dúvida.

O exame de mamografia pode ser realizado com a paciente em pé ou sentada e para um contexto de produtividade os exames realizados em pé são preferidos; a posição ereta também facilita no caso de pacientes que têm o abdômen proeminente.

A maioria dos equipamentos de mamografia permite a aquisição de imagens para clientes confinadas em cadeiras de rodas.

As profissionais que trabalham executando os exames mamográficos devem participar constantemente de cursos de educação continuada e é fundamental que entendam que a responsabilidade pelo seu desenvolvimento na idade adulta cabe exclusivamente a elas. As escolas tem a missão de fornecer meios para que as pessoas se desenvolvam e não para desenvolver pessoas.

Imagem menina escrevendo

Imagem menina escrevendo

Nos cursos específicos a prioridade é investir na qualificação profissional e ver através dela a formação de profissionais capazes de trabalhar em equipe com foco na integralidade e na qualidade das mamografias.

Esses cursos são para desenvolver capacidades para o profissional intervir no sentido de melhorar a qualidade e contribuir no processo diagnóstico.

Portanto, o profissional deve ser um eterno aprendiz e manter sua mente aberta a novos conhecimentos e novas técnicas buscando manter seu coração de estudante batendo durante toda sua vida para ir além da competência.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×