A profissional deve se esforçar para trabalhar com a cliente a fim de posicionar a mama tão completamente dentro dos limites do campo de visão quanto possível evitar a exclusão dos tecidos mais profundos.
A Mamografia exige profissionais que estejam capacitados e qualificados para as manobras apropriadas e uma paciente colaborativa que esteja relaxada e permita a tração e compressão da sua mama que são fundamentais para um exame de qualidade para permitir ao médico radiologista visualizar e identificar os cânceres que por ventura estejam nas imagens observadas.
A compressão mamária deve ser de maneira apropriada para espalhar as estruturas sobrepostas juntamente com exposição adequada para visualizar os tecidos em risco de câncer. O equipamento de mamografia e o seu sistema detector devem ser capazes de produzir imagens de excelente qualidade.
Em mamografias digital e analógica as profissionais devem-se obter duas incidências mamográficas de cada mama, independentemente de o exame ser de triagem ou uma avaliação diagnóstica a não ser que a cliente disponha de um exame mamográfico recente com duas incidências.
Duas incidências bem posicionadas permitem que os médicos avaliem as três dimensões da mama. Incidências modificadas como compressão focal e magnificação podem ser empregadas para esclarecer alguma dúvida.
O exame de mamografia pode ser realizado com a paciente em pé ou sentada e para um contexto de produtividade os exames realizados em pé são preferidos; a posição ereta também facilita no caso de pacientes que têm o abdômen proeminente.
A maioria dos equipamentos de mamografia permite a aquisição de imagens para clientes confinadas em cadeiras de rodas.
As profissionais que trabalham executando os exames mamográficos devem participar constantemente de cursos de educação continuada e é fundamental que entendam que a responsabilidade pelo seu desenvolvimento na idade adulta cabe exclusivamente a elas. As escolas tem a missão de fornecer meios para que as pessoas se desenvolvam e não para desenvolver pessoas.
Imagem menina escrevendo
Nos cursos específicos a prioridade é investir na qualificação profissional e ver através dela a formação de profissionais capazes de trabalhar em equipe com foco na integralidade e na qualidade das mamografias.
Esses cursos são para desenvolver capacidades para o profissional intervir no sentido de melhorar a qualidade e contribuir no processo diagnóstico.
Portanto, o profissional deve ser um eterno aprendiz e manter sua mente aberta a novos conhecimentos e novas técnicas buscando manter seu coração de estudante batendo durante toda sua vida para ir além da competência.