Diagnóstico por Imagem

Diagnóstico Por Imagem, Conheça as 7 Principais Modalidades

Entenda Mais Sobre as Modalidades do Diagnóstico Por Imagem

É a área relacionada a utilização da radiação ionizante para obtenção de imagens anatômicas e fisiológicas do corpo humano com o objetivo de diagnosticar patologias. A energia utilizada é a radiação ionizante, através de equipamentos para cada especialidade. Outra modalidade na área é a utilização de radiação não ionizante, utilizada na Ressonância Magnética e na Ultrassonografia.

As Modalidades

As modalidades do Diagnóstico Por Imagem, incluem diversas atividades, dentre elas estão a Radiologia Convencional, Odontológica, Forense, Tomografia Computadorizada, entre outras em que o profissional da radiologia pode atuar, além do conhecimento de operação nos equipamentos é necessário conhecimentos na manipulação de imagens pós processamento e também de Radiologia Digital.

Assim como revelação de filmes radiográficos de forma manual, com utilização de processadoras e impressoras, tendo de conhecer também todos os acessórios envolvidos em cada modalidade da prática.

Conheça Algumas Modalidades

Tomografia Computadorizada

tomografia computadorizada
tomografia computadorizada

A Tomografia Computadorizada (TC) é uma tecnologia que utiliza radiação ionizante dos Raios-X para produzir imagens transversais do objeto de estudo. Os dados obtidos no exame são processados por um software que os transforma em imagens com 2 e 3 dimensões.

Considerado um dos maiores avanços desde a descoberta dos Raios-X, hoje a TC é indispensável para um serviço médico. Sendo assim, é disciplina fundamental para a formação do profissional.

Ressonância Magnética

tomografia computadorizada
tomografia computadorizada

A Ressonância Magnética (RMM) é um procedimento que utiliza a radiação não ionizante de radiofrequência em conjunto com o magnetismo.

A tecnologia do aparelho de RM permite utilizar o campo magnético e a radiofrequência para estimular a movimentação de átomos de hidrogênio (abundantes no corpo), nesta movimentação são criados sinais eletromagnéticos e sob a leitura do aparelho, estes sinais são convertidos em imagens. Com diversas técnicas e protocolos a RM é aplicada para o estudo dos músculos, encéfalo, articulações, sistema cardiovascular e entre outros sistemas.

Mamografia

Mamografia
Mamografia

A Mamografia é uma área que estuda a anatomia e a fisiologia do tecido mamário, a tecnologia utilizada no aparelho é a aplicação dos Raios-X, sendo diferenciado por conter um elemento químico chamado Molibdênio (Mo), este permite a produção de imagens com um contraste melhor do que o utilizado na radiografia comum, a importância desta alteração é devido à anatomia da mama.

Com densidades de tecidos semelhantes, a imagem radiográfica da mama deve possuir qualidade de contraste suficiente para um diagnóstico preciso.

A Mamografia é considerada o exame mais importante no prognóstico e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, o câncer que lidera os obtidos em mulheres.

Densitometria Óssea

Densitometria Óssea
Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea (DO) utiliza um equipamento denominado Densitômetro Ósseo, este equipamento utiliza os Raios-X em baixas quantidades em conjunto com um computador, sua funcionalidade é quantificar a densidade mineral óssea.

No exame, o paciente é avaliado se há perda de massa óssea, nesta avaliação computadorizada são obtidos dados que determinam o risco do paciente suscetível a fraturas. A DO é aplicada para o diagnóstico por imagem e acompanhamento da Osteoporose.

Radiologia Veterinária

radiologia veterinária
radiologia veterinária

A Radiologia Veterinária estuda vários animais, desde os de pequeno porte, como roedores e pássaros pequenos, como os de grande porte, como cavalos e animais selvagens, como tigres por exemplo. Os procedimentos mais utilizados nos animais são a Radiografia e a Tomografia Computadorizada, para que o exame seja realizado sem dificuldades, os pacientes (animais) são imobilizados com diferentes tipos técnicas de contenção, em casos de pacientes mais agitados é necessária utilizar a sedação.

Radiologia Odontológica

radiologia odontológica
radiologia odontológica

A Radiologia Odontológica é aplicada em consultórios de odontologia, fundamental para a implantodontia, ortodontia, periodontia e buço-maxilo-facial, os equipamentos dentro da modalidade são a Radiografia Panorâmica, Radiografia Periapical e Tomografia Computadorizada Cone bean.

Além do aprendizado das técnicas de tomada de imagens, a formação profissional exige também conhecimento em Biossegurança, devido ao contato do profissional a mucosa bucal dos pacientes.

Radiologia Geral

Radiologia Geral
Radiologia Geral

A Radiologia Geral é a definição da utilização dos Raios-X em técnicas que incluem produção de imagens em películas radiográficas e imagens digitais, os equipamentos de Raios-X podem ser fixos (para exames na sala) ou portáteis (para exames em leitos).

Além de radiografia comum, a Radiologia Geral também inclui as radiografias contrastadas. A radiografia é o método mais simples diante das diversas tecnologias presentes, sendo o método mais utilizado pelos médicos. É necessário ao profissional da radiologia também conhecer procedimentos de controle.

Deixe seu comentário sobre o artigo e participe ativamente do Radiologia Blog. Esse trabalho está sendo feito por você.

Até a Próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo