Um dos assuntos que mais geram dúvidas na mamografia, seja pelos estudantes ou mesmo pela população é como é realizado um exame de após implante de silicone, então vamos conhecer como é realizado o procedimento.
Cada vez mais utilizado no Brasil, os implantes de silicone nos seios é o desejo de milhões de mulheres preocupadas com sua estética, no entanto, além da necessidade de ser realizar a cirurgia com profissionais e consultórios bem recomendados, também é importante que as mulheres com implantes de silicone realizem normalmente os exames de mamografia após os 35 anos de idade.
O exame de mamografia em mulheres com silicone tem uma técnica específica conhecida como Manobra de Eklund.
A Manobra de Eklund

manobra de Eklund
Na mamografia, as próteses de silicone influenciam na visualização da imagem do tecido da mama, a Manobra de Eklund visa diminuir o prejuízo no campo de observação.
Com a aplicação da Manobra de Eklund, a prótese é afastada do tecido mamário, empurrando-a posteriormente, enquanto a mama é distribuída anteriormente na bandeja e comprimida.
A profissional traciona o tecido mamário da paciente com uma mão, enquanto a outra mão articula a prótese para fora do campo da imagem a ser realizada, nesta técnica é obtida somente a imagem do tecido mamário.
Existem algumas restrições na Manobra de Eklund, como próteses endurecidas, por exemplo.
São comuns outros métodos de mamografia em mulheres com prótese de silicone, como a Ultrassonografia e a Ressonância Magnética, porém, a dificuldade de realizar a Mamografia após o implante de silicone é preocupante, pois, na Diagnóstico Por Imagem, somente o exame mamográfico pode mostrar as micro-calcificações, que só são visualizadas pela Ultrassonografia em estágios mais avançados.