Diagnóstico por Imagem

Mamografia. Conheça os Posicionamentos Básicos

Saiba Mais Sobre as Incidências Básicas na Mamografia

A mamografia é uma especialidade essencial para a detecção e tratamento da doença de mama. Podendo detectar de forma precoce o câncer de mama, tornando um prognóstico melhor para os pacientes. Neste artigo vamos conhecer as incidências básicas na mamografia.

Na mamografia existem vários posicionamentos, sendo os posicionamentos básicos: Crânio Caudal e Médio Lateral Oblíqua. Veja como é realizada cada uma:

Mamografia Crânio Caudal

Com a incidência crânio caudal é possível visualizar a maior parte do tecido mamário. A primeira coisa que o profissional deve se atentar é com a altura do bucky e o nível da dobra inframamária para que a mama seja totalmente elevada, incluindo o tecido posterior.

Isto reduz a chance de puxar muito a pele quando a mama for comprimida. Posicione a paciente de frente para o bucky, com a cabeça direcionada para o lado a ser examinado.

Tanto o tecido medial quanto o lateral devem ser visualizados quando possível. O objetivo é incluir o músculo peitoral na imagem.

O profissional devem então realizar a compressão adequada, verificar a possibilidade de nenhum artefato e dobras de pele. A imagem tem que ser simétrica.

Mamografia Médio Lateral Oblíqua

Na mamografia médio lateral oblíqua, o grau de angula

ção depende do ângulo do músculo peitoral na linha axilar média. Geralmente as mulheres mais altas e mais magras precisam de um ângulo mais íngreme. Mulheres menores e com seios menores precisam de um ângulo inferior a 45 graus.

Assegurar sem dobras no lado lateral da mama e verifique todo o tecido lateral na borda do bucky. O braço deve estar descansando sobre a parte de trás do aparelho.

Empurre suavemente o ombro para baixo com a mão na clavícula. Posicionar a mama e aplicar a compressão. A mama precisa ser puxada para cima e para fora para que seja radiografada em 90 graus para a parede torácica.

mamografia posicionamento
mamografia posicionamento

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo