Mamografia Normal, Entenda o Resultado do Exame de Mamografia

 

 

 

 

 

A maioria das mulheres terá sua primeira mamografia em torno dos 40 anos, e isso pode servir como uma boa linha de base para comparar suas imagens no futuro. Existem várias diretrizes diferentes de triagem de câncer de mama, que variam de acordo com a organização que faz as recomendações.

Ter uma mamografia normal, independentemente da frequência de sua mamografia, é muito útil. Ao longo do tempo, os seios de uma mulher podem mudar especialmente após o parto, após uma biópsia de mama ou com implantes mamários. Não é incomum obter protuberâncias benignas, cistos, massas, calcificações ou tecido denso.

As mamografias ajudam com a detecção precoce e triagem para câncer de mama. As áreas em preto e branco em uma imagem de mamografia correspondem a tecido adiposo normal e tecido mamário mais denso com dutos e lóbulos, respectivamente. As massas mamárias aparecerão brancas porque são mais densas do que outras características na mama.

Tecido da Mama em uma Mamografia Normal

As mulheres jovens, especialmente aquelas que não tiveram filhos, costumam ter tecido mamário denso e bastante firme. Um peito denso faz uma imagem mamográfica difícil de ler. O equipamento de mamografia pode ser ajustado para imagem de tecido denso ou adiposo, mas as mamografias são consideradas mais precisas sobre tecido adiposo e mulheres mais velhas.

Mulheres pré-menopáusicas, especialmente mulheres que nunca estiveram grávidas, podem ter tecido de mama denso. Como os seios gordurosos são mais fáceis de ver uma mamografia, o tecido do peito denso às vezes pode esconder esboços de áreas que precisam de um estudo mais próximo. Se uma determinada área precisa de uma imagem melhor, um ultra – som geralmente é o próximo passo.

Calcificações da Mama em uma Mamografia

As microcalcificações são pequenos pedaços de cálcio que podem aparecer em grupos ou em padrões (como círculos) e estão associados à atividade celular extra no tecido mamário. Normalmente, o crescimento celular extra não é cancerígeno, mas às vezes os aglomerados apertados de microcalcificações podem ser um sinal de alerta precoce ou células pré-cancerosas. As microcalcificações dispersas são geralmente um sinal de tecido mamário benigno.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×