A maioria das mulheres terá sua primeira mamografia em torno dos 40 anos, e isso pode servir como uma boa linha de base para comparar suas imagens no futuro. Existem várias diretrizes diferentes de triagem de câncer de mama, que variam de acordo com a organização que faz as recomendações.
Ter uma mamografia normal, independentemente da frequência de sua mamografia, é muito útil. Ao longo do tempo, os seios de uma mulher podem mudar especialmente após o parto, após uma biópsia de mama ou com implantes mamários. Não é incomum obter protuberâncias benignas, cistos, massas, calcificações ou tecido denso.
As mamografias ajudam com a detecção precoce e triagem para câncer de mama. As áreas em preto e branco em uma imagem de mamografia correspondem a tecido adiposo normal e tecido mamário mais denso com dutos e lóbulos, respectivamente. As massas mamárias aparecerão brancas porque são mais densas do que outras características na mama.
As mulheres jovens, especialmente aquelas que não tiveram filhos, costumam ter tecido mamário denso e bastante firme. Um peito denso faz uma imagem mamográfica difícil de ler. O equipamento de mamografia pode ser ajustado para imagem de tecido denso ou adiposo, mas as mamografias são consideradas mais precisas sobre tecido adiposo e mulheres mais velhas.
Mulheres pré-menopáusicas, especialmente mulheres que nunca estiveram grávidas, podem ter tecido de mama denso. Como os seios gordurosos são mais fáceis de ver uma mamografia, o tecido do peito denso às vezes pode esconder esboços de áreas que precisam de um estudo mais próximo. Se uma determinada área precisa de uma imagem melhor, um ultra – som geralmente é o próximo passo.
As microcalcificações são pequenos pedaços de cálcio que podem aparecer em grupos ou em padrões (como círculos) e estão associados à atividade celular extra no tecido mamário. Normalmente, o crescimento celular extra não é cancerígeno, mas às vezes os aglomerados apertados de microcalcificações podem ser um sinal de alerta precoce ou células pré-cancerosas. As microcalcificações dispersas são geralmente um sinal de tecido mamário benigno.
Você está aqui: