Posicionamentos Radiológicos Para Visualizar Pequenas Lesões Ósseas

 

 

 

 

 

As radiografias convencionais podem definir o local, tipo e extensão das lesões ósseas. Determinadas alterações tais como luxações podem ser visualizadas com incidências específicas e nas suspeitas de fraturas, através da anamnese e dos sinais, na suspeita de fraturas serão aplicadas incidências frontais e laterais sem o movimento da estrutura de interesse.

As radiografias são fundamentais para avaliar alterações degenerativas. O importante é realizar duas incidências formando 90 graus entre si. As incidências com carga podem ser úteis para avaliação dinâmica principalmente dos espaços articulares sob o peso do corpo.

Algumas incidências como: para cabeça do radio que reduz a sobreposição da cabeça do radio no processo coronoide, que demonstra as articulações umeroradial e umeroulnar.

As incidências obliquas da mão e punho chamadas de Allstate ou apanhador de bola, introduzida por Norgaard no ano de 1965, demonstrando as faces radiais das cabeças dos metacarpianos e da base das falanges proximais na mão e piramidal e psiforme no punho.

As técnicas com ampliação podem demonstrar alterações iniciais de alterações degenerativas como: artrite, artrose, osteoporose e também edema de tecidos, pequenas fraturas e fissuras.

Exemplo:

Incidência Posteroanterior (PA) de Punho com Flexão Ulnar

técnicas radiológicas - pequenas lesoes

técnicas radiológicas – pequenas lesoes

Demonstram lesões iniciais e pequenas fissuras, fragmentos e fraturas.

Técnica

Colocar o receptor de imagem (RI) sobre a mesa de exames ou local escolhido, sobre o RI colocar um cilindro ou cone;
A posição do paciente será junto à extremidade da mesa com a região de interesse apoiada no centro da abertura do cilindro ou cone, palma para baixo em pronação, neste caso;

RC perpendicular direcionado para o centro da região de interesse, a 1 metro de distância;
Utilizar receptores de imagem (RI) 13/18, 18/24 ou 24/30 cm.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×