A Tomografia Computadorizada é um método do Diagnóstico Por Imagem que utilizada os Raios-x para produzir imagens detalhadas de órgãos, ossos, tecidos moles e vasos sanguíneos. Podendo ser usada para avaliar diversas patologias e lesões após um trauma. A Tomografia Computadorizada Pediátrica pode ser executada em recém-nascidos, lactentes e em crianças mais velhas. Como o exame de Tomografia emite uma dose de radiação maior do que o exame radiográfico, é preciso ter muita atenção quanto a proteção radiológica para o paciente, por isso, a Tomografia Computadorizada pode ser um dos últimos métodos a serem escolhidos para avaliar crianças, principalmente as mais novas.
A aplicação da TC na pediatria tem grande relevância e muitas indicações que apenas o exame consegue identificar. Por isso a TC em crianças é tão importante, veja agora algumas indicações para o exame.
Tomografia pediátrica
A Tomografia Computadorizada pode diagnosticar uma ampla gama de patologias e lesões. Em crianças, a TC é normalmente indicada para diagnosticar as causas da dor abdominal, avaliar para diagnosticar lesão após trauma, estágio de câncer, monitorar a resposta ao tratamento para câncer e diagnosticar e controlar doenças infecciosas ou inflamatórias.
Também pode ser realizada a TC para avaliar os vasos sanguíneos em todo o corpo. É possível obter imagens muito detalhadas do coração e vasos sanguíneos em crianças, até mesmo recém-nascidos.
Exceto a radiografia de tórax, a TC é o procedimento de imagem mais comumente usado para avaliar o tórax. A TC do tórax em crianças é indicada para avaliar:
Em outros casos, a Tomografia pediátrica é indicada para diagnosticar apendicite e detectar tumores abdominais. Na região pélvica, a tomografia computadorizada pode ajudar a detectar cistos ou tumores na pelve, avaliar para pedras no trato urinário e doença dos ossos pélvicos.
Dependendo do exame, é necessário que o paciente prenda a respiração durante a varredura, principalmente em exame de tórax.
A maioria das crianças de mais de seis anos são capazes de segurar sua respiração tempo suficiente para concluir a varredura, embora eles podem precisar de muita conversa para entender a importância de prender a respiração. As crianças mais novas podem não ser capazes de prender a respiração tempo suficiente para concluir a verificação. É melhor nesta circunstância acalmar a criança e pedir que respire regularmente durante a verificação.
Fazer qualquer exame em crianças é sempre complicado.
Até a próxima.
Você está aqui: