Olá pessoal, tudo bem? A Cintilografia, também conhecida como cintigrafia, gamagrafia, cintilograma ou cintigrama, é uma área do Diagnóstico Por Imagem dentro da Medicina Nuclear, as imagens são obtidas por meio da radiação emitida pelo paciente, diferente de outros exames na radiologia.
Cintilografia
Para entender é preciso entender os conceitos na Medicina Nuclear que já conversamos por aqui, pois bem, não custa nada repetir. A Medicina Nuclear para o diagnóstico utiliza substâncias radioativas em conjunto com fármacos que são inseridos no corpo humano em geral por via endovenosa, essas substâncias são chamadas de radiofármacos.
Cada tipo de radiofármaco é direcionado para um órgão diferente do corpo humano, por exemplo o 18F-FDG tem estrutura similar a glicose, as células tumorais consomem mais glicose do que as células normais e dessa forma as células tumorais captam o 18F-FDG como um “Cavalo de Tróia”.
Uma vez que o 18F-FDG está nas células tumorais, o paciente é submetido ao exame PET-CT, as células tumorais irão emitir a radiação do 18F-FDG e o aparelho de PET-CT vai captar e depois transformar em imagens. Para saber mais sobre esse procedimento acesse o nosso artigo sobre PET-Scan na Oncologia Oncologia.
Outro exemplo, em outro tipo de exame é utilizado o radiofármaco com compostos de disfonados marcados com Tecnécio 99m. O sistema ósseo com muito fluxo sanguíneo capta esse radiofármaco, o paciente então é submetido ao exame, através do aparelho Gama Câmara , o aparelho vai produzir as imagens dos locais onde estão sendo emitidas a radiação do radiofármaco, podendo ser diagnosticado metástase óssea proveniente do câncer de próstata, conheça mais sobre o exame de Cintilografia Óssea no Câncer de Próstata.
cintilografia
Os radiofármacos utilizados emitem radiação gama e possuem baixa meia-vida e após a sua administração é distribuído para o tecido ou célula de acordo com suas características funcionais.
Em caso de acidentes com os radiofármacos, existem instrumentos para detecção de substâncias radioativas em superfícies, conheça sobre o uso do Contador Geiger-Muller na Medicina Nuclear.
Em seguida o aparelho de Gama Câmara realiza a leitura do radiofármaco presente no paciente e a pela distribuição e concentração o médico realiza o diagnóstico pela imagem da Cintilografia.
Aparelho de cintilografia
O aparelho Gama Câmara (ou Câmara de Cintilação) é um sistema de detecção de radioatividade utilizado para o estudo de diferentes radiofármacos.
A radiação gama emitida pelo radiofármaco no organismo do paciente interage com o detector da Gama Câmara, produzindo emissão de luz (cintilação), esta luz é convertida em sinal elétrico. O aparelho detecta a radiação e determina a exata posição do corpo do paciente em que a luz está sendo emitida, além também da intensidade da luz que corresponde a energia da radiação.
Outros aparelhos tem a capacidade de processar imagens tomográficas (PET-Scan), de forma que une as imagens funcionais do exame às imagens anatômicas da Tomografia Computadorizada.
O exame é capaz de realizar estudos de diversos órgãos, conheça agora os exames mais comuns:
Cintilografia Cardiovascular
Cintilografia na Neurologia
Cintilografia no Sistema Esquelético
Cintilografia na Nefrologia
Cintilografia na Endocrinologia
Cintilografia na Pneumologia
Cintilografia na Gastroenterologia
São muitos os estudos realizados com a cintilografia, além destes citados ainda existem exames de oncologia e na oftalmologia por exemplo. Nem todos é possível conhecer durante o Curso de Radiologia.
Espero ter te ajudado nos seus estudos. Se gostou compartilhe com seus amigos e comente aqui embaixo. O Radiologia Blog é feito para você.
Até a próxima!
Você está aqui: