Conheça a Cintilografia da Tireoide com I-123

 

 

 

 

 

A varredura da tiróide (cintilografia da tireoide) é um exame de medicina nuclear usado para avaliar o tecido da tireóide.

Indicações clínicas

Estado funcional de um nódulo tireoidiano

Tireotoxicose : diagnóstico diferencial

câncer de tireoide
Varredura completa do corpo para metástases à distância
Estimativa da tiroidectomia residual local da tiróide
Acompanhamento da recorrência tumoral

Preparação do paciente

Devem ser descontinuados os medicamentos que interferem com a absorção da tireóide de radio-iodo. A revisão do histórico deve ser realizada para garantir que o paciente não tenha recebido contraste contendo iodo (por exemplo, para TC ou angiografia). Os pacientes devem ser jejuados por 4 horas antes do estudo.

Dose, via de administração e tempo.

O iodo 123 é o radioisótopo comum. É administrado por via oral em forma de cápsula (100-400 microCi). A digitalização é realizada em 4-6 ou 24 horas.

Um radioisótopo alternativo é o pertecnetato de Tc-99m . A administração é intravenosa, e a imagem deve ser feita cedo (absorção máxima em cerca de 20 minutos).

cintilografia

cintilografia

Equipamento

Camera camera gamma
Colimador: colimador de orifício de abertura 3-6 mm
Janela: 20% de janela de energia centrada em 159 keV.

Procedimento

O paciente está posicionado em decúbito dorsal com o queixo e o pescoço estendido. O colimador é então posicionado de modo que a tireóide preenche cerca de dois terços do diâmetro do campo de visão. Marque o queixo e o entalhe suprasternal. Observe a posição e marca nódulos palpáveis ​​e cicatrizes cirúrgicas. Coloque as fontes do marcador laterais da tireóide para calibrar o tamanho.

São normalmente obtidas três visualizações: anterior; LAO de 45 graus; E RAO de 45 graus (mova o colimador, se possível, em vez do paciente).

Cada visualização deve ter contagens de 100-250k.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×