Olá pessoal, neste artigo de Radiologia Veterinária, você vai conhecer o posicionamento radiológico da escápula de pequenos animais. As incidências de rotina são lateral e craniocaudal. É recomendado sedação para contenção de animais agressivos. Veja também neste artigo o posicionamento do ombro.
Colocar o paciente em uma posição reclinada lateral, lado afetado para baixo. Segure a perna para baixo abaixo do cotovelo, estendendo o cotovelo. Ao mesmo tempo, Segure a perna de cima e puxe ventralmente e caudalmente, que irá rodar o tórax ligeiramente e isolar ainda mais o corpo escapular.
radiologia veterinária – posicionamento-escapula
Colocar o paciente em uma posição reclinada lateral, lado afetado para baixo. Puxar o membro afetado cranialmente e ventralmente, enquanto puxa a perna caudalmente para visualizar o colo escapular.
radiologia veterinária – posicionamento escápula
Coloca o paciente em uma posição reclinada dorsal com as pernas dianteiras estendidas cranialmente. Gire o paciente externamente do lado afetado, cerca de 10 graus, para remover as costelas da proximidade do corpo da escápula.
radiologia veterinária – posicionamento escapula
Coloca o paciente em uma posição reclinada lateral, o lado afetado para baixo. Membro afetado cranialmente e ventralmente enquanto puxando a perna afetada caudalmente. A articulação pode ser palpada executando os dedos acima da superfície do úmero com a articulação.
radiologia veterinária – posicionamento escapula
Coloca o paciente em uma posição reclinada dorsal com as pernas dianteiras estendidas cranialmente. Para evitar uma projeção oblíqua da articulação do ombro, não rode o úmero.
radiologia veterinária – posicionamento escapula
Até a próxima.
Você está aqui: