Radiologia Veterinária. Posicionamento Radiológico da Escápula e do Ombro

 

 

 

 

 

Olá pessoal, neste artigo de Radiologia Veterinária, você vai conhecer o posicionamento radiológico da escápula de pequenos animais. As incidências de rotina são lateral e craniocaudal. É recomendado sedação para contenção de animais agressivos. Veja também neste artigo o posicionamento do ombro.

Vista Lateral do Corpo da Escápula

Colocar o paciente em uma posição reclinada lateral, lado afetado para baixo. Segure a perna para baixo abaixo do cotovelo, estendendo o cotovelo. Ao mesmo tempo, Segure a perna de cima e puxe ventralmente e caudalmente, que irá rodar o tórax ligeiramente e isolar ainda mais o corpo escapular.

radiologia veterinária - posicionamento-escapula

radiologia veterinária – posicionamento-escapula

Vista Lateral do Colo da Escápula

Colocar o paciente em uma posição reclinada lateral, lado afetado para baixo. Puxar o membro afetado cranialmente e ventralmente, enquanto puxa a perna caudalmente para visualizar o colo escapular.

radiologia veterinária - posicionamento escápula

radiologia veterinária – posicionamento escápula

Crânio Caudal da Escápula

Coloca o paciente em uma posição reclinada dorsal com as pernas dianteiras estendidas cranialmente. Gire o paciente externamente do lado afetado, cerca de 10 graus, para remover as costelas da proximidade do corpo da escápula.

radiologia veterinária - posicionamento escapula

radiologia veterinária – posicionamento escapula

Articulação do Ombro Lateral

Coloca o paciente em uma posição reclinada lateral, o lado afetado para baixo. Membro afetado cranialmente e ventralmente enquanto puxando a perna afetada caudalmente. A articulação pode ser palpada executando os dedos acima da superfície do úmero com a articulação.

radiologia veterinária - posicionamento escapula

radiologia veterinária – posicionamento escapula

Articulação do Ombro Crânio Caudal

Coloca o paciente em uma posição reclinada dorsal com as pernas dianteiras estendidas cranialmente. Para evitar uma projeção oblíqua da articulação do ombro, não rode o úmero.

radiologia veterinária - posicionamento escapula

radiologia veterinária – posicionamento escapula

Até a próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×