Radiologia Veterinária. Posicionamento Radiológico da Pelve em Cães

 

 

 

 

 

Olá pessoal, neste artigo de Radiologia Veterinária, você vai conhecer o posicionamento radiológico da pelve de cães. As incidências realizadas são lateral, ventrodorsal com pernas estendidas, ventrodorsal com pernas de rã e borda acetabular. É recomendado sedação para contenção de cães agressivos. Confira agora os posicionamentos radiológicos destas incidências.

Posicionamento Lateral

radiologia veterinária - pelve de cão

radiologia veterinária – pelve de cão

Para a vista lateral da pelve é necessário colocar o paciente em uma posição reclinada lateral com o lado afetado para baixo. Certifique-se de que o peito e o abdômen estão em uma posição lateral verdadeira, usando posicionamento com contenção sob o esterno ou abdômen, conforme necessário.

A parte inferior do fêmur deve estar em uma posição neutra, o que significa que é um pouco puxado para cima, como se o paciente estava de pé. A coxa deve ser puxada caudalmente e manualmente contido ou presa na mesa.

Posicionamento Ventrodorsal com Pernas Estendidas

radiologia veterinária pelve cão

radiologia veterinária pelve cão

Para a vista ventrodorsal com pernas estendidas é necessário colocar o paciente em posição reclinada dorsal com a cabeça posicionada em um apoio para cabeça de esponja contra os ombros.

Certifique-se o esterno e a coluna vertebral estão sobrepostas quando você estender as pernas traseiras. A borda cranial da imagem é a crista do ílio e a borda caudal deve incluir as articulações do fêmur. Para realizar sem sedação ou com os cães levemente sedados, pode ser necessário ter um titular em ambas as extremidades do paciente para estender com eficiência a parte inferior das pernas para conseguir uma pélvis bem posicionada.

Se o paciente está sob sedação pesada, o técnico pode usar uma faixa de compressão conter a parte superior do corpo.

Posicionamento Ventrodorsal Pernas de Rã

radiologia veterinária - pelve cão

radiologia veterinária – pelve cão

Neste posicionamento é preciso colocar o paciente em posição reclinada dorsal com a cabeça posicionada no apoio para cabeça de esponja contra os ombros. Certifique-se o esterno e a coluna vertebral estão sobrepostas quando as patas são deixadas na posição flectida normal.

O fêmur deve estar em um ângulo de aproximadamente 45 graus para a coluna vertebral. Sacos de areia ou fita adesiva sobre as articulações társicas manterão as pernas na posição.

radiologia veterinária - pelve cão

radiologia veterinária – pelve cão

Posicionamento da Borda Acetabular

Neste posicionamento o foco é visualizar o acetábulo, para isso, posiciona-se o paciente em uma posição reclinada ventrodorsal com pernas de rã. Em seguida inclina a pelve ligeiramente em direção ao lado afetado para visualizar o acetábulo e a cabeça femoral.

Até a próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×