Olá pessoal, a cintilografia óssea é um exame de diagnóstico da medicina nuclear, as suas principais indicações são para identificação de pequenas alterações do metabolismo ósseo. Tem muita importância na avaliação de tumores ósseos primários e também metástases. Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o exame.
Como Funciona a Cintilografia Óssea
O exame de cintilografia óssea pode ser realizado para alguma região específica ou para o corpo inteiro. É injetado o radiofármaco no paciente e são captadas as imagens no equipamento Gama-Camara. O radiofármaco utilizado é o Metilenodisfosfonato marcado com Tecnécio 99m – 99mTc-MDP.
As imagens podem ser realizadas em fases (cintilografia trifásica): fluxo, equilíbrio e tardia (conforme a indicação do exame). As estruturas ósseas absorvem o radiofármaco de acordo com a atividade osteometabólica. O paciente deve beber bastante líquido e permanecer hidratado para facilitar os rins eliminarem o radiofármaco.
A cintilografia óssea de corpo inteiro tem baixas doses de radiação e alta sensibilidade no rastreamento de tumores no esqueleto. A cintilografia óssea é realizada geralmente após outros estudos radiológicos, como Raios-x e Tomografia.