TCC

5 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Começar o seu TCC de Radiologia

Como Fazer Um TCC de Radiologia de Qualidade Sem Desespero

Olá pessoal, a dúvida de muitos visitantes do Radiologia Blog é sobre como fazer um TCC de qualidade, muitas pessoas não tem a mínima ideia nem de como começar e por isso ficam desesperadas, procurando temas no Google ou nas Redes Sociais, algumas pedem ou até compram TCC prontos (infelizmente isso acontece). Tudo isso pelo temor que essas três letras representam.

O TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, em algumas intuições chamado de Monografia, é o trabalho final de um curso de formação, sendo mais comum nas universidades, porém, muitos cursos técnicos também adotam. Este é um trabalho diferenciado, requer mais tempo para o desenvolvimento, mais pesquisas e trabalho de um modo geral.

Nas universidades é um disciplina, isso significa que se você não for bem no seu TCC, você é reprovado e terá que fazer outro TCC no próximo semestre (o terror de todos).

tcc radiologia 1

Com tamanha responsabilidade, é comum o estudante ficar tenso no período de TCC, perder a fome e o sono, principalmente se a avaliação do TCC precisar de apresentação escrita e oral para uma banca avaliadora.

Neste formato, o estudante apresenta o seu trabalho para a turma e mais 4 ou 5 profissionais, professores (de vez em quando doutores). No final da apresentação, recebe uma chuva de perguntas sobre o trabalho que você deu literalmente a sua vida (social) para desenvolver.

Se você está fazendo ou irá fazer TCC, estas dicas podem te ajudar nos momentos de mais tensão da sua vida acadêmica.

Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Começar o seu TCC de Radiologia

#1 – Keep Calm And… o TCC vai Dar Certo

TCC radiologia
TCC radiologia

É muito comum ficar tenso na hora do TCC, seja na escolha do tema, na escolha do orientador, na escolha do seu grupo, qualquer decisão sobre o trabalho, pode gerar conflitos. Isto é muito normal, nestes momentos tenha calma, não irá solucionar problemas se estiver de cabeça quente. Qualquer problema no TCC representa atraso para entregar, então o melhor a fazer é manter a calma antes de tudo.

#2 – Escolha do Orientador e do Tema

Orientador TCC
Orientador TCC

Uma das falhas mais comuns na escolha do tema, é o estudante ou o grupo escolher um tema que não tenham afinidade. Se você gosta de radioterapia e tem uma base sobre o tema, não tem porque escolher radiologia forense só porque acha mais bonito mesmo que não saiba nada sobre o assunto.

Isto é um erro comum, então escolha um tema que todos tenha afinidade e conheçam pelo menos. Não adianta escolher um tema que você não sabe se tem conteúdo ou se é fácil ou difícil, ou mesmo se terá alguém para te orientar.

Outro erro de muitos, é querer escolher como orientador aquele professor super querido, sem antes saber se ele tem base para te orientar sobre o tema que você quer apresentar.

O melhor a fazer é conversar com o professor com um projeto na mão, mesmo que um esboço e chegar a um acordo, se ele não puder te ajudar, ele vai te indicar alguém tão legal quanto ele, mas não insista em tê-lo como orientador (tenha calma).

#3 – Pesquisas e Mais Pesquisas

Pesquisas no TCC
Pesquisas no TCC

Prepare-se, você vai pesquisar como nunca antes pesquisou na vida (tenha calma). A melhor forma de fazer um trabalho científico com mais qualidade é pesquisar e ter como base do seu trabalho os artigos científicos, e não utilizar apenas páginas do wikipedia.

Existem várias plataformas para fazer pesquisas de artigos científicos, uma delas é o Google Acadêmico, que possui muitos, muitos artigos de radiologia, de diversas revistas, vários idiomas (isso, é bom pesquisar em outros idiomas, tenha calma, é só traduzir usando o mesmo Google) e de vários anos também, você pode fazer comparações entre artigos recentes, publicados este ano mesmo com artigos de 10 anos atrás.

#4 – Participe de Eventos

Eventos TCC
Eventos TCC

O que tem haver, participar de eventos com fazer o TCC? Tenha calma.. nada melhor do que você conversar sobre o seu trabalho com alguém que tem experiência prática de todos os dias no assunto. Nos eventos é interessante você procurar o palestrante que falou sobre o seu tema e trocar uma ideia, as vezes, o que ele pode te falar vai te ajudar muito.

#5 – Aproveite a Tecnologia ao Seu Redor

whatsapp
whatsapp

Que tal usar o WhatsApp para o seu TCC?! Você pode usar a ferramenta para se comunicar com o restante do grupo, de forma rápida e simples, trocar links, imagens e informações diversas. Crie um grupo e conversem por ali, mas… não se prendam somente no grupo, sempre que possível, marquem uma reunião presencial, é importante também.

Outra ferramenta muito legal que você pode usar é o Google Drive. Crie um e-mail do Google (gmail.com), entre no Google Drive e crie pastas para organizar o seu TCC, coloque os artigos, os slides, os vídeos, tudo relacionado ao TCC no Google Drive, desta maneira, você e seu grupo não correm o risco de colocar tudo em pen drive ou no PC e perder com um vírus, além de que, tudo está sendo compartilhado, tudo o que o seu amigo encontrar e colocar lá, você terá acesso.

Quando passar o TCC e você ter sido aprovado, vai rir de todos os conflitos e verá como valeu a pena ficar algumas noites sem dormir.

Até a próxima! Lembre-se.. tenha calma e bom TCC!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo