Indicações da Tomografia da Coluna Vertebra
Tomografia computadorizada
Talvez o uso mais frequente de TC da coluna vertebral é detectar ou descartar dano de coluna vertebral em pacientes que foram feridos. A tomografia da coluna vertebral também é realizada para:
- Avaliar a coluna vertebral antes e após a cirurgia.
- Detecta vários tipos de tumores na coluna vertebral, incluindo aqueles que têm espalhado lá de outra área do corpo. Alguns tumores que surgem em outros lugares são primeiramente identificados por encontrar depósitos de células malignas (metástases) nas vértebras; câncer de próstata é um exemplo.
- Ajudar a diagnosticar dor na espinha. Uma das causas mais comuns de dor na coluna que pode ser diagnosticada por CT é uma hérnia de disco intervertebral. Ocasionalmente, este diagnóstico é feito usando TC Mielografia.
- Medir a densidade óssea na coluna vertebral e prever se as fraturas vertebrais são prováveis de ocorrer em pacientes que estão em risco de osteoporose.
- Guiar de procedimentos de diagnóstico, tais como a biópsia de uma área suspeita para detectar o câncer, ou a remoção de fluido de uma infecção localizada (abscesso).
- Avaliar para anomalias congênitas da coluna vertebral.
- Avaliar para lesão na coluna vertebral.
Em pacientes com estreitamento (estenose) do canal vertebral, fratura vertebral, infecção ou doenças degenerativas como a artrite, TC da coluna vertebral pode fornecer informações importantes quando executada sozinha ou adicionada a ressonância magnética.
Como o Procedimento é Realizado
Com a varredura da tomografia computadorizada, vários feixes de raios-x e um conjunto de detectores eletrônicos de raios-x giram em torno de você, medindo a quantidade de radiação, sendo absorvida por todo o corpo.
Às vezes, a mesa de exame irá mover durante o exame, para que o feixe de raio-x segue um caminho em espiral. Um programa de computador especial processa este grande volume de dados para criar imagens bidimensionais transversais de seu corpo, que são exibidas em um monitor.
Quando as fatias de imagem são reagrupadas pelo software de computador, o resultado é uma visão muito detalhada e multidimensional do interior do corpo.
Melhorias na tecnologia de detector permitem que quase todos os scanners de TC obter várias fatias em uma única rotação. Estes scanners, chamados TC multislice ou multidetector TC, permitam mais finas fatias ser obtido em um período mais curto de tempo, resultando em mais detalhes e recursos de exibição adicionais.
Até a próxima.