Como Funciona a Ressonância Magnética da Mama

 

 

 

 

 

A Ressonância Magnética (RM) é um exame do Diagnóstico Por Imagem que utiliza um poderoso campo magnético, pulsos de radiofrequência e um computador para produzir imagens detalhadas de órgãos, tecidos moles, ossos e praticamente todas as outras estruturas do corpo.

A RM não utiliza radiação ionizante e é um dos exames mais utilizados na medicina, sempre em constante avanço tecnológico. A Ressonância Magnética da Mama oferece informações valiosas sobre muitas condições de mama que não podem ser obtidas por outras modalidades de imagem, como mamografia ou ultra-som.

Indicações da Ressonância Magnética da Mama

A Ressonância Magnética da mama não substitui a mamografia ou a ultrassonografia, mas é uma ferramenta adicional que tem muitos usos importantes, incluindo:

Rastreio em Mulheres de Alto Risco para Câncer de Mama

Para mulheres de alto risco para câncer de mama, geralmente por causa de uma forte história familiar, a RM pode ser um instrumento adequado para rastrear câncer de mama.

Uma história familiar costuma ser uma mãe ou irmã que teve câncer de mama antes de 50 anos. Também pode ser tias, ou primos, incluindo aqueles no lado do seu pai. Parentes que tiveram câncer de ovário também aumentam o risco.

Determinar a Extensão do Câncer Após um Novo Diagnóstico de Câncer de Mama

Depois de ser diagnosticado com câncer de mama, uma ressonância magnética da mama pode ser realizada para determinar como o tamanho do tumor e se desenvolve para o músculo subjacente.

Além de verificar se existem outros tipos de tumor na mesma mama e se existe tumor na outra mama.

Avaliar Anormalidades Difíceis de Visualizar na Mamografia

Em determinados casos, uma anormalidade vista na mamografia não pode ser adequadamente avaliada sozinha. Nestes casos raros, a RM pode ser usado para determinar definitivamente se a anormalidade precisa de biópsia ou não.

Avaliação de Prósteses Mamárias

A Ressonância Magnética é o melhor exame para determinar se próteses mamárias tiverem algum rompimento.

Como é Realizada a Ressonância Magnética da Mama

ressonância magnética

ressonância magnética

A paciente é posicionada na mesa de exame. Alguns acessórios são utilizados para manter a paciente na posição correta durante o procedimento. A plataforma tem aberturas para acomodar seus seios e permitir-lhes a criação da imagem sem compressão.

Os componentes eletrônicos necessários para capturar as imagens de ressonância magnética são na verdade incorporados à plataforma.

Se a indicação da RM da mama for para determinar ruptura de implante mamário, você não receberá material de contraste. Se o exame for indicado para outros movitos, poderá ser necessário o uso de contraste injetado por via intravenosa.

Se for usado um material de contraste no exame MRI, um médico, enfermeira ou tecnólogo irá inserir um cateter de intravenosa (IV), também conhecido como uma linha de IV, em uma veia na sua mão ou braço.

Uma solução salina pode ser usada para injetar o material de contraste. A solução gotejará através do IV para evitar a obstrução do cateter IV até o material de contraste é injetado.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×