Ecografia de Mama, Saiba Mais Sobre o Exame

 

 

 

 

 

A Ecografia de mama usa ondas sonoras para fazer uma imagem dos tecidos dentro do peito. Um ultra-som de mama pode mostrar todas as áreas da mama , incluindo a área mais próxima da parede torácica, que é difícil de estudar com uma mamografia. A ultra-sonografia do peito não usa raios-X ou outros tipos de radiação potencialmente prejudiciais.

A Ecografia de mama é usado para ver se um nódulo de peito é preenchido com fluido (um cisto ) ou se é um caroço sólido. Um ultra – som não substitui a necessidade de uma mamografia , mas é frequentemente usado para verificar resultados anormais de uma mamografia.

Para Que Serve a Ecografia de Mama?

A Ecografia de Mama pode adicionar informações importantes aos resultados de outros testes, como uma mamografia ou ressonância magnética (MRI). Também pode fornecer informações que não são encontradas com uma mamografia. A ecografia de mama pode ser feito para:

  • Encontre a causa dos sintomas mamários, como dor, inchaço e vermelhidão.
  • Verifique um nódulo de peito encontrado no exame de mama ou no exame físico. É usado para ver se um nódulo de peito é cheio de líquido (um cisto) ou se é um caroço sólido. Um nódulo que não tem fluido ou que tem fluido com partículas flutuantes pode precisar de mais testes.
  • Verifique resultados anormais de uma mamografia.
  • Olhe para os seios em mulheres mais jovens porque o tecido do seio é geralmente mais denso, e uma mamografia pode não mostrar tanto detalhe.
  • Guie a colocação de uma agulha ou outro tubo para drenar uma coleção de fluido ( cisto ) ou pus ( abscesso ), pegue uma amostra de tecido mamário ( biópsia ) ou guie a cirurgia mamária.
  • Observe as mudanças no tamanho de um cisto ou um nódulo não canceroso ( fibroadenoma ).
  • Veja até onde o câncer se espalhou por um peito.
  • Verifique seus seios se você tiver implantes mamários de silicone ou seios densos . Nessas situações, uma mamografia pode não ser capaz de ver protuberâncias mamárias.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×