Gestão do conhecimento em Radiodiagnóstico

 

 

 

 

 

Em primeiro lugar, precisamos entender como a gestão nos serviços de radiodiagnóstico é tratada.
Normalmente, cabe ao profissional mais experiente nas execuções das práticas radiológicas o gerenciamento do setor de radiodiagnóstico, contudo, alguns questionamentos são válidos:

Conhecer as rotinas básicas de execução de exames em radiodiagnóstico é o único know-how que um gestor necessitar possuir?

Como podemos da melhor maneira possível gerir as informações e assim produzir conhecimento, com o objetivo de gerar inovações e trazer resultados melhores para sua empresa?

Quais são as principais ferramentas para que o gestor possa melhor desenvolver o seu trabalho?

É normal que em nosso dia-dia inúmeras informações sejam produzidas como:

  • Quantidade de filmes perdidos;
  • Quantidade de pacientes que necessitam de complemento em imagens;
  • Falhas ou defeitos que geram inoperância nos equipamentos (processadora de imagem, equipamentos emissores de radiação, estações de tratamento de imagens e leitoras de cassetes);
  • Motivos que causaram essa inoperância (natureza das falhas: elétricas/eletrônicas, hidráulicas, mecânicas e computacionais)

Mas como podemos melhor canalizar essas informações e transformá-las em conhecimento útil para o melhor funcionamento do setor?
Informações sem conhecimento e tratamento não produzem resultados, sendo assim, quais as áreas de conhecimento e quais ferramentas podemos utilizar para melhor estudar as informações obtidas?

Gestão do conhecimento em radiologia

Gestão do conhecimento em radiologia

No que tange o controle de qualidade de equipamentos e controle de perdas radiográficas, o método do pareto é uma excelente ferramenta de gestão.
Através dela, é possível determinar motivos dos 80% das perdas radiográficas e defeitos em equipamentos. Conhecendo as características das perdas e perfil de falhas dos equipamentos, podemos demandar as ações mais eficientes para alcançar os melhores resultados possível.

Pareto perdas radiológicas

Pareto perdas radiológicas

O troubleshooting é um método de investigação utilizando uma árvore de falhas, que através de um problema raiz e respostas retóricas sucessivas, é demandado uma solução para correção do evento primário.

Solução / problema

Solução / problema

O Método de PDCA

É um método iterativo de gestão de quatro passos derivado do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT. Com ele, todo movimento da gestão é planejado, executado, checado seus resultados são melhorados ou corrigidos.
Desse modo a gestão nunca é entendida de modo engessado. O método do PDCA sempre visa melhorias na operação.

Planejamento

Planejamento

A matriz GUT é a avaliação de um problema mediante a pontuação de três variáveis: gravidade, urgência e tendência. Por um sistema de pontuações é possível determinar a qual ação prioritariamente deverá ser tomada.

Matriz GUT

Matriz GUT

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×