Os 11 Momentos Mais ÉPICOS da História da Radiologia

 

 

 

 

 

Toda história é contada de um ponto de vista. Quando você começa a estudar Tomografia, Ressonância ou Radioterapia, uma das primeiras coisas é saber como começou cada modalidade, quem descobriu ou investou determinado método.

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre o história da radiologia de uma maneria mais prática e saber quais são os momentos mais épicos da história da radiologia. Confira!

#1 – Descoberta dos Raios-X

historia da radiologia

historia da radiologia

Com certeza o momento mais épico da história da radiologia foi a Descoberta dos Raios-X por Roentgen em 8 de novembro de 1895, e ainda teve outro momento top, quando recebeu em 1912 o Prêmio Nobel pela descoberta. Com a descoberta dos Raios-X, logo foram desenvolvidos vários métodos diagnóstico de imagem, como a Radiologia Odontológica, Radiologia Veterinária e a Mamografia.

#2 – Descoberta do Rádio

história da radiologia

história da radiologia

Em 1898 o Casal Curie (Marie e Pirre Curie) fizeram a descoberta do elemento rádio, uma elemento que emitia energia da radiação, depois de muitas pesquisas e sem desistir dos experimentos. Ao colocarem o elemento em contato com a pele, perceberam que causava uma lesão, naquele momento épico, perceberam que poderia ser muito útil em tratamentos de tumores, mais para a frente seria a base da Radioterapia.

#3 – Radiografia da Espingarda

Algum tempo depois da descoberta dos Raios-X, Roentgen, como todo cientista, muito curioso por querer saber mais sobre a sua descoberta, saiu fazendo experimentos em tudo que via pela frente, entre elas peças e objetos diversos, como uma espingarda. Até aí nada demais, se não fosse uma falha no interior da arma. Neste momento épico da história da radiologia, foi notado que os Raios-X poderiam ser utilizados na indústria para verificar falhas no interior de peças. Hoje conhecemos isto como Radiografia Industrial, prática muito utilizada na Radiologia Industrial.

#4 – Descoberta da Radioatividade

Radioatividade

Radioatividade

Depois da descoberta do radio e dos raios-x, um físico chamado Becquerel, que já estudava algumas coisas sobre uma energia diferente, fez a Descoberta da Radioatividade, emitida por substâncias naturais, um passo muito importante na história da radiologia, depois da descoberta foi possível estudar e criar outros métodos como a Medicina Nuclear.

#5 – Invenção da Mamografia

Outro momento da história da radiologia foi a aplicação dos Raios-X para estudo e diagnóstico de lesões mamárias, a primeira radiografia da mama foi realizada por Albert Salomon. Depois de alguns, foi inventado o aparelho de mamografia ou mamógrafo, que com imagens de melhor qualidade são possíveis diagnosticar tumores nas mamas na fase inicial, evitando milhões de mortes por câncer de mama.

#6 – Radiografia em Cada Esquina

Radiografia

Radiografia

Tempos depois da descoberta dos Raios-X e também da Radioatividade, se deu um alvoroço, virando moda a fazer o uso da radiação para atividades diversas, como verificar se como os pés ficam nos sapatos através da radiografia ou mesmo substâncias para a pele a base de Radio, garantindo uma pela mais bonita.

Chegando ao ponto de ter um concurso “Beleza Interior”, para ver qual menina tinha a estrutura óssea mais bonita, através de radiografia (#tenso). Com o passar dos anos, os efeitos nocivos da radiação ionizante começaram a aparecer em muitas pessoas, sendo criadas normas para evitar o uso descriminado da radioatividade, tendo o início da Proteção Radiológica.

#7 – Invenção da Tomografia Computadorizada

Outro momento épico da história da radiologia foi a invenção em 1972 da Tomografia Computadorizada, por Ambrose e Hounsfied. O método de imagem revolucionou a radiologia e é um dos principais exames de diagnóstico da medicina.

#8 – Invenção da Ressonância Magnética

História da Radiografia

História da Radiografia

Quase na mesma época da Tomografia Computadorizada, a Ressonância Magnética começou a ser estudada nos anos 50 e foi apresentada na década de 70, como um método de imagem que não tem o uso de radiação ionizante, mas sim radiofrequencia e magnetismo para produzir imagens de alta qualidade.

#9 – Evolução da Informática

Radiografia e Informática

Radiografia e Informática

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a informática começou a crescer muito, com o passar dos anos, os computadores foram ficando mais potentes, os telefones celulares e, com o surgimento da internet, e avanço da tecnologia, a Radiologia também evoluiu. Em outro momento épico da história da radiologia, surgiu a Radiologia Digital, onde hoje é possível um profissional realizar uma radiografia em no norte do país e o laudo ser feito no sul do país.

#10 – Outras Aplicações

Atualmente a radiologia tem sido utilizada para diversas funcionalidades, assim como a irradiação de alimentos, a radiografia de obras de artes, irradiação de cachaça e a radiologia forense. Este são outros momentos épicos da história da radiologia, onde até múmias milenares passaram pela Tomografia Computadorizada para descobrir sua origem. Veja também 06 Áreas da Radiologia Industrial Que Você Precisa Conhecer.

#11 – Profissionais Cada Vez Mais Top

Profissionais de radiologia

Profissionais de radiologia

Com tanta evolução e diferentes áreas de trabalho, um dos momentos mais épicos da história da radiologia foi quando VOCÊ resolveu entrar para a área, você pode ser um dos profissionais mais TOPs da Radiologia. Basta estudar, estudar, estudar mais um pouco, ter persistência e nunca desistir.

Lembrou de outro momento épico da história da radiologia que não está nesta lista, conte pra gente. Escreva aqui embaixo nos comentários.

Até a próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×