Radiologia Digital, Entenda o Sistema PACS

 

 

 

 

 

A Radiologia Digital tem várias características, entre elas é o armazenamento das imagens. O sistema de comunicação e arquivamento de imagens (PACS) é uma tecnologia de imagem médica que fornece armazenamento econômico e conveniente acesso a imagens de várias modalidades (raios-x, tomografia, mamografia, entre outros).

Relatórios e imagens eletrônicas são transmitidos digitalmente através do PACS. Isto elimina a necessidade de manualmente arquivar, recuperar ou transportar filmes.

O formato universal para a transferência e armazenamento de imagem de PACS é DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine). Combinado com as tecnologias da internet disponíveis, o PACS tem a capacidade de entregar um eficiente acesso às imagens e interpretações e dados relacionados.

Tipos de Imagens

Radiologia Digital PACS

Radiologia Digital PACS

São várias as imagens médicas utilizadas no PACS, incluindo ultra-som (US), ressonância magnética (RM), tomografia por emissão de positróns, (PET), mamografia (MG), radiografia digital (DR), radiografia computadorizada (CR), etc.

Outros tipos de formatos de imagem estão sempre sendo adicionados. Áreas clínicas além de Radiologia; Oncologia, cardiologia, Gastroenterologia e até mesmo o laboratório estão criando imagens médicas que podem ser incorporadas em PACS.

Utilização do PACS

PACS tem quatro usos principais:

Substituição de cópia impressa: PACS substitui impressos com base em meios de gerenciamento de imagens médicas, tais como arquivos de filme. Com o preço decrescente de armazenamento digital, o PACS fornece um custo crescente e vantagem de espaço sobre filme arquivos além do acesso instantâneo a imagens anteriores na mesma instituição.

Acesso remoto: ele se expande sobre as possibilidades dos sistemas convencionais, fornecendo recursos de fora do local de exibição e relatórios (educação a distância, telediagnose). Ele permite que os profissionais em diferentes localizações físicas acessar as mesmas informações simultaneamente por telerradiologia.

Plataforma de integração de imagem eletrônica: PACS fornece a plataforma electrónica para imagens com outros sistemas de automação médica como sistema de informação do Hospital (HIS), registro médico eletrônico (EMR), prática de gerenciamento de Software e sistema de informação de Radiologia (RIS).

Gestão de fluxo de trabalho de Radiologia: PACS é usado por pessoal de Radiologia para gerenciar o fluxo de trabalho dos exames do pacientes.

Como Funciona o PACS

Normalmente um PACS consiste de uma multiplicidade de dispositivos. O primeiro passo em sistemas PACS típico é a modalidade. As modalidades são geralmente a tomografia computadorizada (CT), ultra-som, medicina nuclear, tomografia por emissão de pósitrons (PET) e ressonância magnética (MRI).

Dependendo do fluxo de trabalho da instalação, a maioria das modalidades envia para uma estação de trabalho. Estação de trabalho é um ponto de verificação para certificar-se de que o exame está correto, bem como outros atributos importantes de um estudo. Depois que se verifica se as informações de estudo estão corretas, que as imagens são passadas para o arquivo para o armazenamento.

O dispositivo de armazenamento central (arquivo) armazena imagens e em alguns relatos de casos, medidas e outras informações que reside com as imagens. O próximo passo do fluxo de trabalho PACS é as estações de trabalho de leitura. A estação de trabalho de leitura é onde o radiologista realiza o estudo do paciente e formula o seu diagnóstico.

O PACS inclui interfaces baseadas na web para utilizar a internet ou uma rede de área ampla como seus meios de comunicação, geralmente através de VPN (Rede Virtual privada) ou SSL (Secure Sockets Layer). O acesso web para objetos de DICOM cria o padrão necessário para aumentar a distribuição de imagens e relatórios referentes a médicos e pacientes.

Até a próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×