Radiologia Odontológica. Conheça a Radiografia Periapical

 

 

 

 

 

Olá pessoal, a radiografia periapical é uma das tomadas radiográficas intrabucais na Radiologia Odontológica. A imagem da radiografia periapical tem objetivo de visualizar a anatomia dentária (coroa e raiz) e as estruturas ao redor dos dentes (espaço articular, osso alveolar e outras estruturas anatômicas).

O estudo pode ser realizado em único dente, onde é realizada uma tomada radiográfica periapical específica, pode ser realizado o estudo da arcada dentária superior ou inferior e, pode ser realizado o estudo completo, realizando a radiografia periapical completa, são realizadas 14 radiografias periapicais.

Indicações para a Radiografia Periapical

• Avaliar coroas e raízes dos dentes permanentes
• Avaliar ossos alveolares e diagnosticar perdas ósseas
• Diagnosticar lesões periapicais (ao redor da raiz dos dentes)
• Diagnosticar presenças de cáries
• Visualizar presenças de materiais restauradores (obturações)
• Visualizar presenças de tratamentos endodônticos (tratamento de canal)
• Diagnosticar cálculos salivares aderidos aos dentes
• Diagnosticar lesões císticas, neoplásicas e presenças de corpos estranhos
• Visualizar presenças de implantes dentários
• Diagnosticar qualidade óssea
• Diagnosticar trauma oclusal

Posicionamento Radiológico na Radiografia Periapical

Para um bom posicionamento radiológico na Radiologia Odontológica é importante o profissional conhecer os planos e linhas do crânio e os pontos anatômicos da face. Conhecendo estas linhas imaginárias, o profissional consegue localizar e posicionar melhor para radiografias do crânio, sendo essencial para as técnicas periapicais.

Técnica Periapical da Bissetriz

Na técnica periapical da bissetriz, o paciente posiciona o filme na região posterior do dente e o raio central vai incidir perpendicular ao ângulo formado entre o dente e o filme.

Para os grupos de dentes pré-molares e molares, o filme é posicionado na horizontal e, nos incisivos e caninos, o filme é posicionado na vertical. Para as radiografias na arcada superior (maxila), o filme é posicionado com o 1º dedo da mão (polegar) do paciente, para as radiografias na arcada inferior (mandíbula), o filme é posicionado com o 2º dedo da mão (indicador).

Técnica Periapical do Paralelismo

Na técnica periapical do paralelismo, o filme radiográfico é posicionado paralelamente ao planodo eixo do dente com ajuda de um posicionador, basta ajustá-lo com o dente a ser radiografado.

O raio central incide perpendicular em direção ao centro do eixo do dentre e do filme.

radiologia odontológica periapical

radiologia odontológica periapical

 

Por possuir contato com a saliva do paciente, o profissional deve seguir as normas de Biossegurança, como lavagem adequadas das mãos e utilização de luvas durante os procedimentos de radiografia periapical.

Até a próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×