Radiologia Veterinária Para Você Amar

 

 

 

 

 

Olá! Hoje daremos continuidade a série de matérias sobre as áreas de atuação da radiologia. E pra isso, abordaremos a Radiologia Veterinária!

Você, que tem afinidade com animais, quer ajudá-los de alguma maneira mas a medicina veterinária está fora de questão por algum motivo? Então, saiba que na Radiologia Veterinária também é possível dar a sua contribuição!

Radiologia Veterinária

A Radiologia Veterinária, assim como a Radiologia Médica, é uma especialização do Radiodiagnóstico.
Por meio de exames de imagem, como os raios X, é possível detectar, acompanhar a evolução e cura de diversas patologias, podendo assim evitar a dor e o sacrifício do animal.

Os exames devem ser realizados por uma equipe de profissionais habilitados, para que assim seja possível a obtenção do diagnóstico correto, sendo esse o ponto de partida para o tratamento adequado.

Uma Breve História da Radiologia Veterinária

Raio-x Veterinário

Raio-x Veterinário

Como bem sabemos, no início do século passado a tecnologia de raios X ajudou a trazer medicamentos para fora da Idade das Trevas. Em vez de cortar um corpo para visualizar a estrutura básica, os raios X são disparados através do corpo, alguns deles são absorvidos pelos ossos e outros tecidos, e alguns atingem o filme criando assim uma imagem chamada de radiografia.

Artigos sobre radiologia veterinária começaram a aparecer em 1896, apenas um ano depois da descoberta dos raios X, por Wilhelm Conrad Röntgen.

Em 1968 aconteceu a Primeira Conferência Internacional de Radiologistas Veterinários em Dublin, onde Gerry B. Schnelle expôs um fato pouco conhecido na época, que a radiação estava causando mais danos aos assistentes de radiologia do que bem-feito aos pacientes.

Mas, naquela época ainda não se tinha tornado claro o quão danosa a exposição repetida aos raios X poderia ser, mas era certo que a mão dos assistentes eram muitas vezes “capturadas”.

Os primeiros exames de Tomografia Computadorizada foram utilizados em medicina humana em 1971 e, em seguida, começaram a entrar na medicina animal de forma experimental cerca de 10 anos depois.

As máquinas de ressonância magnética foram usadas pela primeira vez para ajudar a diagnosticar problemas em humanos em 1977, mas, embora a tecnologia de ressonância magnética tenha sido utilizada em medicina veterinária desde 1980, nos anos 80 e 90 ainda era nova e não estava amplamente disponível.

Radiologia Veterinária Hoje

Raio-X Veterinário - Tartaruga

Raio-X Veterinário – Tartaruga

Hoje os exames de imagem não se limitam apenas em raios X convencional e Tomografia Computadorizada, tanto para saúde quanto para animais domésticos e silvestres.

Os exames de diagnóstico por imagem podem e são realizados também em equipamentos de Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Radioterapia e Medicina Nuclear! Há um exame específico para cada situação dependendo da suspeita clínica e da facilidade de execução.

A radiologia veterinária é muito semelhante a pediátrica pelo fato de termos um cuidado maior com o paciente, pois os pacientes não colaboram e necessitam de acompanhamento. E, com os animais o mais recomendado seria dois acompanhantes, além de contenção física ou química para a realização dos procedimentos.

Atuação na Radiologia Veterinária

Raio-x Veterinário - Cães

Raio-x Veterinário – Cães

Os profissionais qualificados para estarem fazendo esses procedimentos são: o Médico Veterinário Radiologista, o Tecnólogo em Radiologia e o Técnico em Radiologia Médica.

Há uma resolução do CONTER N°02, de 10 de maio de 2005 que Institui e normatiza as atribuições dos Profissionais Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, com habilitação em Radiodiagnóstico. O artigo 3° descreve que os procedimentos na área de Radiologia Veterinária também fica definido como Radiodiagnóstico.

O Radiologia Blog tem muitos artigos sobre Radiologia Veterinária, veja aqui embaixo.

Então, se identificou com a área? Ainda está em dúvidas? Continue acompanhando o blog e quem sabe você não se identifica com a área perfeita pra você!
Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×