Ainda Faz Confusão com kV e mAs? Este Artigo Vai Te Ajudar!

 

 

 

 

 

Olá, tudo bem você? Até que enfim um artigo sobre kV e mAs, não é verdade? Muito visitantes do Radiologia Blog tem dúvida, então depois de muitos pedidos nos comentários, por e-mail, Messenger e WhatsApp, finalmente vamos falar sobre as diferenças entre kV e mAs, para você nunca mais errar na hora da prova confundindo os dois conceitos. Então vamos lá!

Primeiro, precisamos entender que existem os Fatores de Exposição Radiográfica, que são dividos em kV, mA, tempo e distância. Estes fatores são os controles para a realização da radiografia, através destes caracteriza a qualidade da imagem.

Bem, o kV e o mAs tem conceitos na Física, mas precisamente na eletricidade.

Para a emissão dos Raios-X, tanto nos equipamentos de Radiografia, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Radiologia Odontológica, entre outros é necessário que a ampola de Raios-X receba eletricidade. A partir daí… da energia da eletricidade será produzida a energia da radiação.

E como isso funciona?

Nós temos a Ampola de Raios-X, dentro da ampola temos o cátodo (polo negativo) e o ânodo (polo positivo).

Diferença entre Kv e mAs

Diferença entre Kv e mAs

O kV nada mais é do que a voltagem da energia presente no aparelho, esta voltagem é medida em kilovolts. A kilovolgatem é a Tensão Elétrica na produção dos Raios-X. Enquanto que o mA é a miliamperagem presente no aparelho. A miliamperagem é a Corrente Elétrica na produção dos Raios-X.

Na prática, funciona assim. Quando a Corrente Elétrica chega no cátodo, o filamento do cátodo é aquecido, produzindo uma nuvem de elétrons. Como os elétrons tem carga negativa, eles vão de encontro ao ânodo, que tem carga positiva (cargas elétricas opostas se atraem). No ânodo existe uma placa (que pode ser de tungstênio ou molibidênio). Quando os elétrons se chocam com esta placa, a interação dos elétrons com o material da placa produz os Raios-X que são disparados na direção do alvo, que no caso na Radiologia Médica, o paciente.

Desta maneira, o kV representa a Tensão Elétrica na Ampola e o mA representa a Corrente Elétrica na Ampola. Com isso, o kV é o controle da velocidade em que os elétrons irão se chocar com a placa do ânodo.

Enquanto o mA representa a quantidade de elétrons que irão se chocar com a mesma placa.

Resumindo, o kV será a velocidade e o mA a quantidade de elétrons produzidos.

Sendo assim, quanto mais elétrons se chocarem com a placa maior a quantidade de radiação, isso significa que o mA é a quantidade de radiação emita pelo aparelho.

E desta maneira o mA(s), com o “s” representando o tempo: é a quantidade de radiação emitida pelo aparelho em um fração de segundos.

Já o kV é a velocidade em que esta radiação é emitida, isso significa que o kV é o poder de penetração da radiação.

Vídeo Aula sobre funções do Kv e mAs

Espero ter conseguido simplificar, qualquer dúvida pergunta aqui nos comentários!

Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×