Como Funciona a Cintilografia da Tireoide. Saiba Mais Sobre esse Exame

 

 

 

 

 

Olá pessoal, vamos conhecer o exame de cintilografia que avalia a função da glandula tireoide. O exame pode ser realizado com alguns tipos de radiofármacos. Mais um artigo sobre Diagnóstico na Medicina Nuclear. Vamos lá!

O Órgão Tireoide

cintilografia tireóide

cintilografia tireóide

A glândula tireoide está localizada na parte anterior do pescoço e possui importantes funções para o corpo humano.

Produz os hormonios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Em casos em que a produção desses hormônios não são produzidos em quantidades corretas ocorrem disfunções no organismo.

Quando são produzidas baixas quantidades causa o hipotiroidismo. Em casos em que são produzidas altas quantidades é causado o hipertioidismo. Tanto em caso de hipotiroidismo como em casos de hipertiroidismo, o volume da glândula pode aumentar.

Está presente no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Atuando no peso, na regulação dos ciclos menstruais, no humor e no controle das emoções.

Fisiologia da Tireoide

A tireoide é constituída por um grande número de folículos, por essa razão a tireoide possui células tiroideias foliculares, são essas células que produzem os hormonios T3 e T4.

As células foliculares produzem hormonios a partir de aminoácidos e iodo, presentes no sangue. Ou seja, as células da tireoide captam substâncias no sangue para produzirem hormonios. Tudo o que é preciso para a realização de um exame de cintilografia.

Cintilografia

A cintilografia trabalha com radiofármacos, cada radiofármaco possui afinidade com determinados órgãos do corpo humano.

Os radiofármacos são inseridos na corrente sanguínea e é captado pelo órgão a ser estudado. Confira tudo sobre cintilografia nesse artigo do Radiologia Blog sobre o tema. Pois bem, a glândula possui afinidade principalmente com o iodo, sendo assim, a cintilografia da tireoide é realizada com o elemento Iodo.

Radiofármacos do Exame

O primeiro radiofármaco utilizado na cintilografia da tireoide foi o Iodo 131. Porém, o Iodo131 emite uma dose alta de radiação com meia-vida de 8 dias. Como solução foi utilizado o Iodo 123, este emite doses menores, sua meia-vida é de 13 horas. Mas… com Iodo123 as imagens da cintilografia possuem baixa qualidade, além de o Iodo123 possuir também um custo mais caro.

A glandula tireoide possui móleculas orgânicas e um outro radiofármaco é captado pela maioria das móleculas orgânicas, o Tecnécio 99m.

O Tecnécio 99m também é captado pela tireoide e possui duas caractéristicas importantes. A primeira, as imagens de boa qualidade na cintilografia. A segunda, emite baixas doses de radiação. A maioria dos exames são realizados com o radiofármaco Tecnécio 99m.

A diferença na utilização do iodo e do tecnécio está na captação. O iodo é captado pelas células foliculares, ou seja, se as células captarem pouca quantidade de iodo significa que a tireoide está produzindo poucos hormonios, representado um hipotireoidismo.

Se as células captarem muita quantidade é por que a tireoide está produzindo hormonios demais, classificando como hipertioidismo. O radiofármaco iodo é utilizado na função da tireoide.

Assista a este interessante vídeo sobre o exame:

O tecnécio é captado também pelas células foliculares, mas também por nódulos. Se a glândula tireoide possuir nódulos, a cintilografia com tecnécio vai acusar. Outra diferença entre os radiofármacos é a administração.

O iodo é administrado via oral, normalmente o exame de cintilografia é realizado 24 horas após o paciente ter ingerido o radiofármaco. Já o tecnécio é administrado via endovenoso, o exame de cintilografia é realizado após 20 minutos da injeção do radiofármaco na corrente sanguínea.

Imagens do Exame

cintilografia tireóide

cintilografia tireóide

A primeira imagem é  utilizando o radiofármaco iodo, a segunda imagem é com tecnécio 99m.

Gostou deste artigo ? Compartilhe com seus amigos e deixe aqui seu comentário.

Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×