Proteção Radiológica, Princípios Gerais de Radioproteção

 

 

 

 

 

A proteção radiológica é um dos conceitos fundamentais da nossa profissão, veja agora alguns princípios básicos de proteção radiológica.

O que é Proteção Radiológica?

A Proteção Radiológica pode ser definida como um conjunto de medidas que visam a proteger o ser humano contra possíveis efeitos indesejáveis causados pela radiação ionizante ou ainda como um padrão apropriado de proteção para o homem sem limitar os inegáveis benefícios das aplicações das radiações ionizantes.

O conhecimento e a prática de proteção radiológica é o que possibilita a todos os IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) retornarem para as suas casas após um dia, uma semana, um ano, uma vida de trabalho com a mesma saúde com que possuíam ao iniciarem sua jornada.

Radiações Ionizantes

A radiação ionizante é uma energia capaz de modificar moléculas e suas fontes podem ser naturais ou artificiais.
Fontes naturais: Materiais existentes em nosso meio ambiente capaz de emitir, naturalmente radiação ionizante (elementos químicos naturais).

Fontes artificiais: Equipamento ou material, criado ou modificado pelo homem, capaz de emitir radiação ionizante (aparelho de raios-x, por exemplo).

Tipo de Radiações Ionizantes

As radiações ionizantes são produzidas por processos físicos e químicos no átomo de elementos químicos, podendo ser no núcleo ou na eletrosfera, seja por meio natural ou pela interação com outras partículas.
Um núcleo de átomo excitado, que possui mais energia que a necessária ou possui mais nêutrons que o indispensável, irá expulsar esta energia. Esta emissão caracteriza a radioatividade do átomo.

Enquanto que quando há uma lacuna na camada da eletrosfera, outro elétron é direcionado para esta vaga, deste movimento

Os principais tipos de radiações ionizantes para as ações de proteção radiológica são:

•    Raios X
•    Raios gama
•    Radiação beta
•    Radiação alfa

Irradiação e Contaminação

Os conceitos de irradiação e contaminação são fundamentais para a profissão Técnico em Radiologia, o profissional precisa saber diferenciar os dois conceitos para atuar nas diferentes áreas da radiologia médica e radiologia industrial.

Irradiação é a exposição de um objeto ou de um indivíduo à radiação, com um determinado objetivo diagnóstico, terapêutico ou outros fins. Pode haver irradiação sem existir contaminação.

Contaminação se caracteriza pela presença de um material radioativo em contato com objeto ou corpo.
Princípios Gerais de Proteção Radiológica

Para melhorar as condições de proteção radiológica, existem alguns princípios, entre eles está: tempo, distância e blindagem.

•    Tempo: Menor tempo possível de exposição a fonte de radiação.
•    Distância: Maior distância possível da fonte de radiação.
•    Blindagem: Blindagens adequadas para a exposição da fonte de radiação.

Princípio ALARA

O princípio ALARA – “As Low As Reasonably Achievable”, tão baixo quanto razoavelmente possível, dentro da proteção radiológica estabelece em sua filosofia básica a redução da exposição do IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto) aos menores índices possíveis de dose.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×