Máscara Termoplástica: Perguntas e Respostas

 

 

 

 

 

Quando comecei a trabalhar na radioterapia, um dos primeiros aprendizados que tive foi a importância da preparação e modelagem de uma máscara termoplástica. Ao longo dos meses, com o apoio e ensinamentos dos colegas de setor fui aprimorando mais e percebendo que por mais que os pacientes e seus acompanhantes sejam orientados pelos seus respectivos médicos, chegam à sala de máscara cheios de dúvidas e, em muitos casos, medo da tão falada “máscara de tratamento”.

O que é a máscara termoplástica?

A máscara termoplástica (a) é um acessório feito de material sintético, usada para a imobilização do paciente em tratamentos de cabeça e pescoço.

mascara termoplástica radioterapia

mascara termoplástica radioterapia

A máscara é radioativa?

Não. A máscara é feita a partir de um material termoplástico que ao ser aquecido (b) aproximadamente a 70 °C (usualmente em água) se torna maleável (c)(d1), facilitando sua modelagem (d)(d2) na área desejada.

A máscara protege da radiação?

Não. A função da máscara termoplástica é imobilizar o paciente, garantindo assim que seja feito tratamento efetivo na área correta delimitada pelo médico, evitando irradiação desnecessária em órgãos de risco.

Nenhum acessório de imobilização pode afetar o feixe de radiação, nem produzir artefatos nas imagens utilizadas para a interpretação e planejamento do caso.

A máscara machuca?

Não. A máscara, embora seja aquecida para se tornar maleável, é levemente resfriada antes de entrar em contato com a pele do paciente. Durante o processo de modelagem é comum sentir um leve desconforto, pois a máscara fica bem rente ao rosto do paciente (c), mas sempre tendo o cuidado de não causar nenhuma dor ou demais desconforto excessivo. O bem estar e o conforto do paciente devem ser sempre observados.

mascara termoplástica radioterapia

mascara termoplástica radioterapia

Vou conseguir respirar?

SIM!!! É muito importante salientar que, o formato da máscara termoplástica (perfurada) é próprio para NÃO atrapalhar a respiração do paciente durante o processo de confecção/modelagem, bem como durante o uso no tratamento.

Portanto, o paciente irá RESPIRAR NORMALMENTE durante o procedimento com uso da máscara termoplástica. INCLUSIVE, PODE SER USADA POR PACIENTES QUE FAÇAM USO DE TRAQUEOSTOMIA.

Quando usa-se a máscara?

A máscara deverá ser modelada e utilizada logo no primeiro dia de planejamento e posteriormente, todos os dias durante o tratamento do paciente.

Sempre acompanhada dos demais acessórios usados em seu planejamento.

mascara termoplástica radioterapia

mascara termoplástica radioterapia

Quais são os acessórios que acompanham a máscara termoplástica?

a) Suportes Para Cabeça e Pescoço

Os suportes têm por objetivo posicionar a coluna cervical de acordo com cada proposta de tratamento (c). São construídos com formatos padronizados e identificados por letras ou números (a).

mascara termoplástica radioterapia

mascara termoplástica radioterapia

b) Abaixador de Ombros

Esse acessório é composto por duas alças elásticas fixadas em uma base de material rígido (usualmente madeira ou acrílico) (a) (b). Durante a confecção da máscara termoplástica, o paciente segura essas duas alças elásticas e as puxa, o que permite alinhar seus ombros com o resto do corpo e evitar que os ombros fiquem em sobreposição com a região cervical (c) (d).

mascara termoplástica radioterapia

mascara termoplástica radioterapia

c) Suporte para pernas

Esse suporte é uma estrutura de espuma encapada (a), com a forma adequada para apoiar as pernas estendidas (b), o que permite alinhar o corpo e obter um planejamento e posteriormente o tratamento com maior qualidade e eficiência (c).

mascara termoplástica radioterapia

mascara termoplástica radioterapia

d) Base de Fixação

A base de fixação (a) é essencial, pois é nela que o suporte para cabeça e pescoço (b) é afixado para que o paciente possa deitar (c) e posteriormente a máscara termoplástica ser devidamente acomodada no seu rosto e presa à base, permitindo sua devida imobilização e garantindo que o tratamento seja mais preciso e eficaz (d).

mascara termoplastica radioterapia 8

Observação:

Vale salientar que em alguns serviços de radioterapia, além do que foi apresentado nesse artigo, utiliza-se máscara estendida até o tórax, bem como material termoplástico para imobilização de regiões abdominais e pélvicas de acordo com a necessidade do planejamento de tratamento radioterápico.

O intuito desse artigo foi apresentar a máscara termoplástica mais comumente utilizadas em tratamentos de cabeça e pescoço.

máscara termoplástica - radioterapia

máscara termoplástica – radioterapia

Agradecimentos:

A Deus em primeiro lugar!

Ao Radiologia Blog pela oportunidade, ao Hospital do Câncer de Uberlândia e ao Grupo Luta pela Vida juntamente com a Coordenação da Equipe Médica e Física Médica (Dra Cláudia Helena Tavares, Dr° Eurípedes Barra e Dr° Antônio Ariza) que permitiram a realização das imagens e pesquisas no Hospital, ao Dr° José Maria Fernandes Júnior que cedeu o Livro Radiologia em Oncologia, essencial à pesquisa e elaboração desse material e ao Técnico em Radioterapia Paulo César Faria que auxiliou na modelagem da máscara e realização das imagens.

Referências Bibliográficas

Instituto Nacional de Câncer (INCA). Apostilas Programa de Qualidade em Radioterapia – Curso

Especialização Pós Técnico em Radioterapia. Rio de Janeiro; s.d.

SALVAJOLI, João Victor. Radioterapia em Oncologia. 2.ed. Rio de Janeiro; 2013.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×