A) estabelece o processo de regionalização como estratégia de hierarquização dos serviços de saúde;
B) reduz as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica;
C) instituiu o PAB – Piso da Atenção Básica;
D) cria os níveis de gestão Incipiente, Parcial e Semi-Plena;
E) institui a PPI – Programação Pactuada e Integrada.
#2º Questão de SUS da Prefeitura Municipal de Biguaçu – SP
A Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada (PABA) é umas das condições de gestão que o município pode habilitar-se a partir da NOAS-SUS 1/2002, tendo como responsabilidades, EXCETO:
a) A execução das ações básicas, de média e alta complexidade de vigilância sanitária.
b) O gerenciamento de unidades ambulatoriais próprias.
c) A elaboração do relatório anual de gestão e aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde.
d) A elaboração do Plano Municipal de Saúde.
#3º Questão de SUS da Prefeitura de Belo Horinzonte – MG
No Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Humanização utiliza como princípios norteadores:
a) O fortalecimento da participação popular em todas as instâncias gestoras do SUS.
b) O acolhimento dos usuários de forma resolutiva e respeitosa através da organização de filas que promovam a otimização dos serviços.
c) O fortalecimento dos direitos do cidadão, considerando a hora de chegada na unidade de saúde ou o número de ordem na fila de espera para definir as prioridades de atendimento.
d) O fortalecimento do trabalho em equipe multiprofissional, destacando o trabalho desenvolvido pelo profissional médico como a garantia da porta de entrada do usuário no serviço de saúde.

Concurso do SUS na área de radiologia
#4º Questão de SUS da Prefeitura Municipal de Betim – MG
São diretrizes da Política Nacional de Humanização / HumanizaSUS, EXCETO:
a) Prioridade e estímulo às práticas intervencionistas.
b) Participação dos trabalhadores através da formação dos colegiados de gestores.
c) Estímulo à corresponsabilidade dos gestores, trabalhadores e usuários no processo de produção de saúde.
d) Adequação dos serviços ao ambiente e à cultura local, respeitando a privacidade e promovendo um ambiente acolhedor e confortável.
#5º Questão de SUS da Prefeitura Municipal de Betim – MG
Em relação à Portaria n. 2.488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, afirma-se:
A) Para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
B) Para a Estratégia de Saúde da Família (ESF)
C) Para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
D) Para as ações somente de prevenção à saúde.
E) Para as Equipes de Saúde Bucal.
#6º Questão de SUS da Prefeitura Municipal de Betim – MG
“Constituem-se em arranjos organizativos formados por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas e missões assistenciais, articulados de forma complementar e com base territorial e têm diversos atributos, entre eles destaca-se: a atenção básica estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema, constituída de equipe multidisciplinar que cobre toda apopulação, integrando, coordenando o cuidado e atendendo as suas necessidades em saúde.” Esse é o conceito de:
A) Redes de Atenção à Saúde.
B) Sistemas de Apoio.
C) Sistemas Logísticos.
D) Pontos assistenciais.
#7º Questão de SUS da Prefeitura Municipal de Betim – MG
O Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF -, com a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, republicada em 04 de março de 2008. Dado esse contexto, é CORRETO afirmar que:
A) O NASF diminui as ações das ESF mediante o apoio matricial de especialistas.
B) O NASF constitui-se porta de entrada do sistema para os usuários.
C) O NASF visa à interdisciplinaridade, à intersetorialidade, à educação popular, ao território, à integralidade, ao controle social, à educação permanente em saúde, à promoção da saúde e à humanização.
D) A definição dos profissionais que compõem a equipe dos NASF é de responsabilidade dos gestores federais.
E) O NASF não tem como responsabilidade atuar na atenção à saúde da mulher e na assistência farmacêutica.
Gabarito Comentado

Gabarito concurso do SUS – Radiologia
#Questão 1
GABARITO A – Esta Norma Operacional apresenta como premissa o estabelecimento do processo de regionalização como estratégia de hierarquização dos serviços de saúde e de busca de maior equidade. Tal premissa encontra-se no capitulo I – regionalização.
#Questão 2
GABARITO A – Os municípios habilitados em GPAB-A apresentam as seguintes responsabilidades: Elaboração do Plano Municipal de Saúde, a ser submetido à aprovação do Conselho Municipal de Saúde; Gerência de unidades ambulatoriais própria; Gerência de unidades ambulatoriais transferidas pelo estado ou pela União; Execução das ações básicas de vigilância sanitária, de acordo com a legislação em vigor e a normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); Execução das ações básicas de epidemiologia, de controle de doenças e de ocorrências mórbidas, decorrentes de causas externas, como acidentes, violências e outras, de acordo com normatização vigente.
#Questão 3
GABARITO A – Podemos destacar na PNH os princípios que norteiam as suas ações e implementações: Valorização da dimensão subjetiva, coletiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às reivindicações de gênero, cor/etnia, orientação/expressão sexual e de segmentos específicos (populações negras, do campo, extrativistas, povos indígenas, remanescentes de quilombos, ciganos, ribeirinhos, assentados, etc.);
– Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, fomentando a transversalidade e a grupalidade;
– Apoio à construção de redes cooperativas, solidárias e comprometidas com a produção de saúde e com a produção de sujeitos;
– Construção de autonomia e protagonismo dos sujeitos e coletivos implicados na rede do SUS;
– Corresponsabilidade desses sujeitos nos processos de gestão e atenção;
– Fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS;
– Compromisso com a democratização das relações de trabalho e valorização dos trabalhadores da saúde, estimulando processos de educação permanente;
– Valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores de trabalho.
#Questão 4
GABARITO A – A Política Nacional de Humanização propõe uma construção de práticas coletivas, apresentando como princípio norteador a prioridade e estímulo às práticas resolutivas e não intervencionistas, de acordo com as necessidades do usuário.
#Questão 5
5 – GABARITO A – Questão que apresenta grau de dificuldade mínimo – PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
#Questão 6
GABARITO A – Show! Outra questão referente à Portaria 2488/11, onde temos a definição da Rede de Atenção à Saúde como estratégia para um cuidado integral e direcionado as necessidades de saúde da população. As RAS constituem-se em arranjos organizativos formados por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas e missões assistenciais, articulados de forma complementar e com base territorial, e têm diversos atributos, entre eles destaca-se: a atenção básica estruturada como primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema, constituída de equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, coordenando o cuidado, e atendendo as suas necessidades de saúde.
#Questão 7
GABARITO C – Segundo a Portaria 2488/2011- Estabelecida pela portaria 154 de 2008, o Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF) tem como objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolutividade.
O NASF é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que irão atuar em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família – ESF.
Tem como premissas:
Não se constituem como porta de entrada do sistema
Responsabilização compartilhada: equipes SF e NASF
Revisão da prática do encaminhamento
Integralidade do cuidado físico e mental: qualificação e complementaridade do trabalho das ESF.
Bons estudos e não perca o foco!
Abraços.