O que difere, basicamente, um próton de um nêutron é a carga elétrica. Os prótons possuem carga elétrica positiva, ao passo que os nêutrons não possuem qualquer carga. Os elétrons, posicionados nos arredores do núcleo, são bem menores e possuem carga negativa (Bohr, et al. 1958).
medicina nuclear esquema átomo
Existem ainda outras subporções, como os quarks (formando os prótons e os nêutrons através de “ups” e “downs”, sendo ligados por glúons) e outros léptons (múons, taus e neutrinos associados).
São quantizações de algum campo da matéria, mas que não são de necessário estudo para as aplicações deste trabalho, a exemplo de outras porções quânticas ainda em estudo (Nakamura, et al. 2008).
A radioatividade é um fenômeno apresentado por alguns átomos com características bastante peculiares. Após ser descoberto por Becquerel em 1896 (como visto em nosso último encontro), o fenômeno passou a ser definido pela nomenclatura atual quando o casal Curie pesquisou suas propriedades, em 1898.
A “atividade do rádio”, que pela tradução transformou-se em “radioatividade”, descrevia justamente a atividade que o elemento químico Rádio possuía. Posteriormente foram descobertos outros átomos que tinham as mesmas atividades que o Rádio, popularizando então o termo radioatividade para todos estes elementos.
A radioatividade está relacionada a uma instabilidade nuclear, ou seja, há átomos que possuem excesso de energia em seu núcleo. Esses átomos, chamados radioativos, emitem radiações para poder se estabilizar. É comum também chamar tais átomos de radionuclídeos.
Os átomos que são estáveis são chamados apenas de nuclídeos (Castro Jr., 2004).
medicina nuclear ilustração radioatividade
Segundo SCAFF, Em resumo e por definição, a radioatividade consiste na transformação espontânea do núcleo atômico de um nuclídeo para outro. Cada núcleo, em processo de transformação, emite um ou mais tipos de radiações. O resultante da transformação, também conhecido como “núcleo-filho”, pode também ser ou não radioativo. Chamamos a mudança de um núcleo (pai) para outro (filho) de “desintegração”, “transmutação” ou, mais apropriadamente, “decaimento”.
Como visto, tais átomos realizam emissão de radiação para buscarem o equilíbrio. Essa emissão pode ser de partículas alfa, beta ou radiação gama, porém… é um assunto para o próximo encontro.