Entenda Mais Sobre os Exames Contrastados

 

 

 

 

 

Olá pessoal, hoje vamos conhecer uma importante modalidade do diagnóstico por imagem, os exames contrastados. Através dos exames contrastados é possível visualizar estruturas que não seria possível com uma tomada radiográfica comum. Para isso, são utilizados os meios de contraste.

Importância dos Meios de Contraste

Nos exames radiográficos, assim como na tomografia, mamografia e ressonância magnética, algumas estruturas possuem tecidos que são facilmente visualizados na imagem, como o tecido ósseo, visto na radiografia e na tomografia ou o tecido da mama, visto na mamografia. Porém, outras estruturas tem tecidos que não é possível visualizar na imagem. Por exemplo, uma radiografia dos rins ou estômago. Para isso, são utilizados em exames de imagens de determinados órgãos, substâncias químicas, chamadas meios de contraste, para deixar os órgãos com uma capacidade maior de absorver radiação. Dessa maneira, os exames radiográficos com utilização de meios de contraste são chamados de Exames Contrastados.

Os meios de contraste são classificados de diferentes maneiras, entre elas é a capacidade de absorver a radiação, que se diferenciam entre positivos ou radiopacos e negativos ou radiotransparentes.

Os meios de contraste positivos são aqueles que absorvem mais radiação que as estruturas vizinhas, os negativos são os que tem menos capacidade de absorver a radiação, os raios-x, atravessam de maneira fácil, que é o caso do ar.

Alguns exames utilizam um método chamado de duplo contraste, onde um contraste positivo e um negativo são usados juntos, como na linda imagem abaixo, é um exame Enema Opaco, para visualizar o intestino grosso, é utilizado o sulfato de bário (positivo) e ar (negativo).

Primeiro é injetado o contraste bário por uma sonda retal, em seguida é injetada uma pequena quantidade de ar, para deixar o intestino distendido e melhorar a qualidade do exame. Depois são realizadas incidências radiográficas.

exames contrastados

exames contrastados

Vias de Administração dos Meios de Contraste

Os meios de contraste são administrados de 4 maneiras:

  • Oral: quando é administrado pela boca.
  • Parenteral: quando é administrado por vias endovenosas ou artérias.
  • Endocavitário: quando é administrado por orifício naturais que se comunicam pelo meio externo, por exemplo: uretra, reto, útero.
  • Intracavitário: quando é administrado via parede da cavidade em questão, por exemplo: fistula.

Reações Adversas aos Meios de Contraste

exame contrastado

exame contrastado

Os dois principais meios de contraste utilizados na radiologia são o iodo e o bário, cada um tem composições químicas diferentes. O iodo tem maiores contra indicações em comparação ao bário. O bário é uma substância que não dissolve na gordura, ou seja, caso haja alguma cavidade fora do comum, o bário pode extravasar e causar problemas. Por exemplo, em um exame de esofagografia, em pacientes com suspeita de perfuração na víscera, não é indicado utilizar o bário, pois ele pode vazar pela perfuração.

Quando ao iodo, as reações são causadas por conta de alergia do paciente para o iodo, as reações podem ser leves, moderadas e graves. Uma reação leve pode causar náuseas e vômitos, uma reação moderada pode causar calafrios, cefaleia e sudorese e a reação grave pode causar dor torácica, taquicardia e até a morte.

Exames Contrastados

Os exames contrastados mais comuns são:

Exames Contrastados do Sistema Urinário

  • Urografia Excretora
  • Urografia Retrógrada (Pielografia)
  • Uretrocistografia Miccional
  • Uretrocistografia Retrógrada

Exames Contrastados do Sistema Digestório

  • Esofagograma
  • EED -Esôfago / Estômago / Duodeno
  • Trânsito Intestinal
  • Enema Opaco
  • Métodos de exame para Vesícula Biliar

Exame Contrastado do Sistema Reprodutor Feminino

  • Histerossalpingografia

Além destes exames, os meios de contraste são utilizados também para visualizar o sistema arterial e venoso, os ductos mamários, a medula espinal, articulações, entre outras estruturas.

Até a próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×