O mês de outubro é marcado em todo o mundo pela Campanha Outubro Rosa, um movimento de conscientização de prevenção do câncer de mama, através de palestras, movimentos sociais e campanhas na tv e na internet. A campanha visa lembrar as mulheres do acompanhamento médico e da importância da mamografia. O Outubro Rosa tem como seu símbolo o famoso Laço Rosa.
Veja agora alguns fatos históricos que contam a origem da Campanha Outubro Rosa.
Corrida – Outubro Rosa
A história do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, com uma organização chamada Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Em 1990, em Nova Iorque, foi realizada a primeira Corrida Pela Cura, um movimento de prevenção ao câncer. Nesta corrida, a Fundação distribuiu laços rosas aos participantes desta corrida. A partir deste momento, a corrida foi realizada todos os anos com distribuição dos laços rosas.
Outubro Rosa
No ano de 1997, algumas entidades nos Estados Unidos, começaram a promover eventos, como desfiles de modas, partidas de boliche e corridas. As entidades escolheram o mês de outubro para enfeitar monumentos de algumas cidades com a cor rosa, além de distribuir os laços rosas.
Cristo Redentor no outubro Rosa
Depois de alguns anos, o Outubro Rosa foi espalhado para o todo mundo, muitos monumentos famosos passaram a ser iluminados com objetivo de divulgar a campanha. Entre eles a Torre Eifel, Coliseu, Torre de Piza e vários outros, incluindo monumentos famosos no Brasil, como o Cristo Redentor.
Outubro Rosa em Brasília
A campanha Outubro Rosa chegou no Brasil em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, junto com o apoio de empresas iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, chamando atenção da mídia e dando início à uma campanha forte no Brasil.
Hoje o Outubro Rosa é um campanha forte, principalmente nas redes sociais, sempre com o objetivo de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de Mama.
Você está aqui: