Radiologia Odontológica – Radiografia Cefalométrica

 

 

 

 

 

Uma radiografia cefalométrica, conhecida também como Traçado Cefalométrico, é uma radiografia usada principalmente para planejamento do tratamento ortodôntico e é tomada durante a nomeação de registros ortodôntico.

As radiografias cefalométricas também são usados por otorrinolaringologistas, médicos que se especializam no tratamento do ouvido, nariz e garganta, porque estas radiografias fornecem uma exibição das vias aéreas do paciente.

radiologia odontológica cefalometrica

radiologia odontológica cefalometrica

A radiografia cefalométrica é semelhante a uma radiografia panorâmica, sendo que no posicionamento do paciente é visualizado o perfil do crâno, ou vista lateral da cabeça. O técnico de raio x posiciona o paciente de acordo com critérios específicos necessários ao tirar uma radiografia cefalométrica. A exposição leva aproximadamente 10 segundos e o raio-x é desenvolvido em aproximadamente cinco a seis minutos.

A maioria dos consultórios são equipados com o equipamento necessário para realizar uma radiografia cefalométrica, o equipamento é o mesmo que realiza outros exames de Radiologia Odontológica Extrabucal.

Uma vez desenvolvido, o dentista irá usar papel vegetal e “traçar o ceph” para calcular como os pacientes maxilar e cercam o osso será afetado pelo tratamento ortodôntico, juntamente com fornecendo o dentista com um olhar para o padrão de crescimento da mandíbula e dentes.

radiologia odontológica cefalometrica

radiologia odontológica cefalometrica

As radiografias cefalométricas podem ser realizadas durante todo o tratamento ortodôntico, embora a maioria dos ortodontistas só vão levar um ceph preliminar e, em seguida, um ceph final quando o tratamento é concluído.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×