Radiologia Odontológica, Saiba Mais Sobre as Técnicas Intrabucais

 

 

 

 

 

A imagem radiográfica intra-oral, quando correlacionados com a anamnese e exame clínico, é uma das mais importantes ajudantes diagnósticos disponíveis para o dentista.

Quando examinado sob condições apropriadas, diagnóstico-qualidade intraorais imagens revelam evidências de doença que caso contrário não pode ser encontrada. Eles também tem um papel importante na identificação forense.

Duas das regras fundamentais da radiografia são que 1) o raio central deve passar a área a ser examinada, e 2) o receptor radiográfico deve ser colocado em uma posição para gravar a imagem com o mínimo de distorção da imagem. Três tipos de exames radiológicos intraorais, comumente usados na prática odontológica – periapical, interproximais (interproximal) e exames oclusais – dependem da aderência do operador para estas duas regras, apesar de indicações, processos e técnicas específicas diferem muito entre eles.

Enquanto a tecnologia avança, imagem digital está substituindo tradicionais receptores radiográficos no consultório odontológico.

As conveniências associadas com imagem digital torná-lo uma alternativa atraente para filmes tradicionais, enquanto os mecanismos básicos e princípios da técnica radiográfica permanecem o mesmo.

Receptores radiográficos Digitas, sensores e receptores modificados titulares são empregados para obter imagens. Como a tradicional imagem radiográfica, o clínico é responsável para a maioria dos erros e repetições que ocorrem na imagem latente dental.

Pacientes variações anatômicas como arcos estreitos, dentes perdidos ou a presença de tori, juntamente com as limitações da capacidade do paciente para abrir suficientemente, ou manter o posicionamento do receptor, são razões exame clínico deve preceder a obtenção de imagens radiográficas.

Após o exame clínico, o operador pode determinar o número e o tamanho das imagens radiográficas para expor, as modificações da técnica necessárias e o tipo de receptor segurando dispositivos para ser empregado.

Estão continuamente a ser feitos avanços no desenvolvimento e na fabricação do pacote filme tradicional. Esses avanços têm ajudado a diminuir a exposição à radiação. Quando se utiliza filmes radiográficos tradicional a velocidade “mais rápida” deve ser usada.

Radiografia Periapical

A finalidade do exame periapical intra-oral é obter uma visão do dente inteiro e suas estruturas adjacentes. Duas técnicas de exposição podem ser empregadas para radiografia periapical: a técnica de paralelização e a técnica bissectriz do ângulo. A paralelização técnica é o método preferido. Esta técnica fornece menos distorção de imagem e reduz o excesso de radiação para o paciente.

A técnica de paralelização sempre deve ser tentada antes de outras técnicas. A bissectriz técnica pode ser empregada para pacientes incapazes de acomodar o posicionamento da técnica paralelização. Os candidatos podem incluir aqueles com crianças e abóbadas palatais baixas.

Desvantagens para a bissectriz técnica incluem a distorção da imagem e do excesso de radiação devido ao aumento angulações, envolvendo o olho e a glândula tiróide. Independentemente da técnica, no entanto, as regras de radiografia referidas anteriormente devem ser seguidas.

Radiografia Interproximal (BiteWing)

radiografia

radiografia

Exames interproximais foram introduzidos pelo Dr. Raper em 1925. Interproximais imagens enfocam das coroas clínicas dos dentes maxilares e mandibulares. Bitewings não mostram o ápice do dente e não podem ser usados para diagnosticar nesta área.

O maior valor de imagens radiográficas interproximais é a detecção de cárie interproximal na fase inicial de desenvolvimento, antes que seja clinicamente aparente. Interproximais imagens também revelam o tamanho da câmara pulpar e a extensão relativa ao qual penetraram cárie proximal.

Bitewings também fornecem um complemento útil para avaliar as condições periodontais. Eles oferecem uma boa visão da crista do septo alveolar e além disso, permitirem alterações na altura do osso para avaliar com precisão em comparação com os dentes adjacentes.

Radiografia Oclusal

Radiografia oclusal é um exame radiográfico complementar, projetado para fornecer uma visão mais ampla da maxila e mandíbula.

É muito útil para determinar a extensão de vestíbulo de condições patológicas e fornece informações adicionais sobre a medida e o deslocamento de fraturas da mandíbula e maxila.

Imagens radiográficas oclusais também ajuda na localização de dentes impactados, raízes retidas, corpos estranhos e cálculos nos ductos e das glândulas salivares submandibulares e sublingual. Deve ser notado que quando imagem suave tempo de exposição de tecidos precisa ser apropriadamente reduzida.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×