Tomografia do Crânio. Veja as Aplicações do Exame de TC

 

 

 

 

 

Olá pessoal, tudo bem? A Tomografia Computadorizada é uma das modalidades mais realizadas no Diagnóstico Por Imagem. A TC de Crânio é um exame importante para o diagnóstico de diversas patologias. Veja agora as principais informações sobre a tomografia do crânio.

História do Exame

O aparelho de tomografia computadorizada, foi inventado na década de 1960 pelo físico Allan Cormack e pelo engenheiro Godfrey Housenfield e, em 1972 foi realizado o primeiro exame de tomografia, o fato teve uma enorme repercussão na Medicina Mundial

tomografia computadorizada Crânio

tomografia computadorizada Crânio

A Tomografia possibilitou uma imagem de melhor resolução da anatomia comparada com a Radiografia de Crânio. Foi possível diagnóstico de várias patologias no encéfalo e nos Ossos do Crânio.

No inicio da utilização da tomografia houve um receio dos pacientes quanto ao exame, primeiro por ser um aparelho grande no qual a pessoa entra em um tubo, depois por ser um exame que diagnosticava tumores no encéfalo, então quando encaminhado para fazer o exame, o paciente já achava que tinha um tumor, por algum tempo muitos pacientes chamavam o exame de tomografia, associando o nome do exame a palavra tumor.

Anatomia do Crânio

anatomia do crânio

anatomia do crânio

Para compreender as imagens é importante conhecer a anatomia, alias para qualquer método de Diagnóstico Por Imagem é fundamental estudar a anatomia. A Anatomia do Crânio é considerada bem complexa, desde a estrutura óssea, com as suturas, forames e acidentes ósseos em geral, assim como a neuroanatomia, incluindo as artérias e estruturas do encéfalo.

Anatomia Tomográfica do Crânio

anatomia tomográfica do crânio

anatomia tomográfica do crânio

Indicações para a Exame

  • Traumatismo Crânio Encefálico – TCE;
  • Processos Infecciosos;
  • Patologias Vasculares;
  • Malformações;
  • Hidrocefalia;
  • Hemorragias;
  • Tumores Benignos;
  • Tumores Malignos.

Protocolo de Tomografia Computadorizada

O objetivo do exame é ser um método que forneça um diagnóstico preciso, sem a necessidade de outros procedimentos, como a Ressonância Magnética por exemplo, a TC de Crânio em muitos casos consegue obter 100% no grau de confiabilidade.

Em casos de Traumatismo Craniano pode haver hematoma epidural e subdural, diagnosticado com precisão pela tomografia.

O exame pode ser realizada Com Contraste ou Sem Contraste, em maioria das indicações é realizada a tomografia com contraste com a injeção do meio de contraste iodado.

Existem diversos protocolos para o exame, a escolha depende da indicação clínica, das ferramentas dos sistemas do equipamento, entre outros. Neste link tem um material muito bom de protocolos de Tomografia computadorizada crânio.

Diversas regiões do crânio e do encéfalo podem ser avaliadas pela tomografia, tais como:

  • Conduto Auditivo Interno;
  • Sela Turca;
  • Seios Paranasais;
  • Órbitas;
  • Angiotomografia.

Para conhecer melhor os Ossos do Crânio vejam vídeo, é muito bom!

Este segundo vídeo é uma aula de neuroanatomia, também muito bom material, com a anatomia do encéfalo.

Deixe seu comentário sobre o artigo e participe ativamente do Radiologia Blog. Esse trabalho está sendo feito por você.

Até a Próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×