Olá pessoal, hoje vamos conhecer uma importante modalidade do diagnóstico por imagem, os exames contrastados. Através dos exames contrastados é possível visualizar estruturas que não seria possível com uma tomada radiográfica comum. Para isso, são utilizados os meios de contraste.
Importância dos Meios de Contraste
Nos exames radiográficos, assim como na tomografia, mamografia e ressonância magnética, algumas estruturas possuem tecidos que são facilmente visualizados na imagem, como o tecido ósseo, visto na radiografia e na tomografia ou o tecido da mama, visto na mamografia. Porém, outras estruturas tem tecidos que não é possível visualizar na imagem. Por exemplo, uma radiografia dos rins ou estômago. Para isso, são utilizados em exames de imagens de determinados órgãos, substâncias químicas, chamadas meios de contraste, para deixar os órgãos com uma capacidade maior de absorver radiação. Dessa maneira, os exames radiográficos com utilização de meios de contraste são chamados de Exames Contrastados.
Os meios de contraste são classificados de diferentes maneiras, entre elas é a capacidade de absorver a radiação, que se diferenciam entre positivos ou radiopacos e negativos ou radiotransparentes.
Os meios de contraste positivos são aqueles que absorvem mais radiação que as estruturas vizinhas, os negativos são os que tem menos capacidade de absorver a radiação, os raios-x, atravessam de maneira fácil, que é o caso do ar.