Os meios de contraste positivos são aqueles que absorvem mais radiação que as estruturas vizinhas, os negativos são os que tem menos capacidade de absorver a radiação, os raios-x, atravessam de maneira fácil, que é o caso do ar.
Alguns exames utilizam um método chamado de duplo contraste, onde um contraste positivo e um negativo são usados juntos, como na linda imagem abaixo, é um exame Enema Opaco, para visualizar o intestino grosso, é utilizado o sulfato de bário (positivo) e ar (negativo).
Primeiro é injetado o contraste bário por uma sonda retal, em seguida é injetada uma pequena quantidade de ar, para deixar o intestino distendido e melhorar a qualidade do exame. Depois são realizadas incidências radiográficas.
exames contrastados
Vias de Administração dos Meios de Contraste
Os meios de contraste são administrados de 4 maneiras:
- Oral: quando é administrado pela boca.
- Parenteral: quando é administrado por vias endovenosas ou artérias.
- Endocavitário: quando é administrado por orifício naturais que se comunicam pelo meio externo, por exemplo: uretra, reto, útero.
- Intracavitário: quando é administrado via parede da cavidade em questão, por exemplo: fistula.
Reações Adversas aos Meios de Contraste
exame contrastado
Os dois principais meios de contraste utilizados na radiologia são o iodo e o bário, cada um tem composições químicas diferentes. O iodo tem maiores contra indicações em comparação ao bário. O bário é uma substância que não dissolve na gordura, ou seja, caso haja alguma cavidade fora do comum, o bário pode extravasar e causar problemas. Por exemplo, em um exame de esofagografia, em pacientes com suspeita de perfuração na víscera, não é indicado utilizar o bário, pois ele pode vazar pela perfuração.
Quando ao iodo, as reações são causadas por conta de alergia do paciente para o iodo, as reações podem ser leves, moderadas e graves. Uma reação leve pode causar náuseas e vômitos, uma reação moderada pode causar calafrios, cefaleia e sudorese e a reação grave pode causar dor torácica, taquicardia e até a morte.
Exames Contrastados
Os exames contrastados mais comuns são:
Exames Contrastados do Sistema Urinário
- Urografia Excretora
- Urografia Retrógrada (Pielografia)
- Uretrocistografia Miccional
- Uretrocistografia Retrógrada
Exames Contrastados do Sistema Digestório
- Esofagograma
- EED -Esôfago / Estômago / Duodeno
- Trânsito Intestinal
- Enema Opaco
- Métodos de exame para Vesícula Biliar
Exame Contrastado do Sistema Reprodutor Feminino
Além destes exames, os meios de contraste são utilizados também para visualizar o sistema arterial e venoso, os ductos mamários, a medula espinal, articulações, entre outras estruturas.
Até a próxima.