Olá pessoal, tudo bem? O Modelo Atômico de Dalton ou Modelo da Bola de Bilhar foi o primeiro modelo atômico proposto após a teoria atomística de Leucípo e Demócrito no século V antes de Cristo. Para Dalton, o átomo seria uma minúscula partícula maciça, indivisível e indestrutível. Vamos acompanhar agora mais um modelo da Evolução dos Modelos Atômicos.
Em 1803, John Dalton, um químico e físico inglês realizou alguns estudos com gases e líquidos, suas conclusões nessas pesquisas o levaram a criar a teoria atômica moderna, os experimentos de Dalton apontaram que toda matéria é composta por partículas, os átomos definidos pelos gregos Demócrito e Leucipo há muitos séculos atrás.
Neste modelo, o átomo era uma partícula esférica, maciça e indivisível e, cada elemento químico tinha átomos iguais, os elementos químicos diferentes tinham átomos diferentes, eram justamente os átomos que classificavam os elementos.
O modelo atômico ficou conhecido como o Modelo da Bola de Bilhar.

Uma observação interessante, ele sofria de um problema de visão, não conseguia diferenciar algumas cores, essa dificuldade já era discutida no XVIII, mas foi o primeiro cientista a pesquisar sobre o caso que ele mesmo sofria, o distúrbio foi nomeado de Daltonismo, em homenagem ao cientista.
Bem, esta teoria do átomo foi fundamental para a ciência, influenciou teorias e pesquisas de outros cientistas, para ele todos os átomos do hidrogênio eram iguais, porém, diferentes do oxigênio, por exemplo.
E ainda: um átomo de um elemento poderia se unir a um átomo de outro elemento, formando assim um novo elemento.
Dalton deu o ponta pé inicial para o entendimento do átomo, com sua teoria conseguiu identificar 65 elementos distintos na natureza e alguns anos depois um russo chamado Mendelev apresentou a Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Seu modelo teórico foi atualizado por um de seus ex-alunos, chamado Joseph John Thomson.
Thomson realizou experimentos com o tudo de raios catódicos e suas conclusões levaram a duvidar da Teoria Atômica de Dalton. Vamos conhecer que conclusões foram essas e o Modelo Atômico de Thomson no próximo artigo da Evolução dos Modelos Atômicos.
Até a próxima!