O exame deve ser feito entre o 8º e 12º dia do ciclo menstrual e é contra indicado nos seguintes casos: Alergia ao meio de contraste; A paciente não deve ter relação sexual até 3 dias antes do exame; Não pode ter corrimento no dia do exame; Sangramento uterino; Doença inflamatória; Falta de higiene íntima, dentre outras.
Existem dois procedimentos para a realização do exame histerossalpingografia. Com Histerômetro e sem Histerômetro (ressaltando que o método com Histerômetro, na maioria das vezes é mais dolorido e pode causar sangramento e desconforto na paciente).
Dentre os materiais utilizados para a realização do exame, devemos destacar o Histerômetro, Especulo vaginal e a pinça de Pozzi.
histerossalpingografia
Como é Feito o Exame de Histerossalpingografia?
Coloca-se a paciente na posição de litotomia. Paciente em DD, MMSS sobre o tórax ou atrás da cabeça, MMII com flexão de quadril e joelho. Realiza-se uma radiografia localizada da pelve (18×24 cm longitudinal), para certificação da técnica.
O médico radiologista ou obstetra procede da seguinte forma:
– Realiza a assepsia dos grandes e pequenos lábios;
– Fixa o especulo no meato vaginal;
– Coloca os campos fenestrados no abdome e nas coxas da paciente, deixando visível somente o local do exame;
– Com uma pinça contendo gaze, realiza a assepsia no interior do útero;
– O médico pinça o interior do útero (pinça de Pozzi) e adapta o cateter (sonda vesical ou sonda foley), ou adapta o Histerômetro; (Alguns serviços realizam o procedimento sem que o colo do útero seja pinçado, adaptando apenas o cateter na entrada do útero, diminuindo assim o desconforto da cliente).
– Com uma seringa de 20ml preenchida de contraste (puro ou diluído com soro), conecta a seringa na extremidade do cateter ou Histerômetro. À medida que o médico injeta o contraste, dá as ordens para a realização das radiografias. O contraste deve preencher as tubas uterinas.
Histerômetro
histerossalpingografia
Incidências para o Exame Histerossalpingografia
A quantidade de radiografias depende muito da indicação do radiologista ou obstetra que está realizando o exame de histerossalpingografia, mas deve ser algo próximo ao descrito a seguir:
Quando as tubas uterinas já estiverem preenchidas pelo contraste, realizam-se as seguintes radiografias da região pélvica:
- AP
- OAD
- OAE
- AP
Todas em visão panorâmica, chassi 18×24 ou 24x30cm.
Depois da retirada do especulo, aguardamos alguns minutos (cerca de 10 minutos) e realizamos a incidência COTTE, para verificar que não tenha mais contraste no útero e regiões estudadas.
histerossalpingografia
histerossalpingografia
histerossalpingografia
Gostou desse artigo sobre o exame histerossalpingografia? Deixe seu comentário aqui em baixo.
Até o próximo artigo, onde vamos conhecer a Urografia Excretora.
Abraços.