Conheça a Iodoterapia e o Tratamento do Hipertireoidismo

 

 

 

 

 

Na Medicina Nuclear existem duas modalidades, o diagnóstico e o tratamento. O diagnóstico por imagem na Medicina Nuclear é realizado através dos exames de Cintilografia e PET, o tratamento é realizado com uso do radiosótopo Iodo 131, conhecido como Iodoterapia.

A tireoide capta melhor o Iodo, por isso, para a cintilografia de tireoide é usado o iodo 123.

O Que é o Tratamento com Iodo 131?

tratamento com iodo

tratamento com iodo 131

A terapia com iodo 131 radioativo é um tratamento para a atividade excessiva da glândula tireóide, uma condição chamada hipertireoidismo. O hipertireoidismo acontece quando a glândula tireóide trabalha em excesso, ou nódulos dentro da glândula produzem uma quantidade excessiva de hormônio da tireóide. O hipertiroidismo atinge milhares de brasileiros, provocando descontrole no peso, taquicardia e outros problemas de saúde.

A tireóide é uma glândula localizada no pescoço e produz dois hormônios que regulam todos os aspectos do metabolismo do corpo, o processo químico de transformar alimentos em energia. Quando a glândula tireóide está hiperativa, produz quantidades excessivas desses hormônios, causando problemas no metabolismo do organismo.

O iodo(I-131) é um isótopo que emite radiação e é utilizado para fins médicos. Quando ingerido uma pequena dose de I-131, é absorvida na corrente sanguínea do trato gastrointestinal e está concentrada do sangue pela glândula tireoide, onde começa a destruir as células da glândula.

O I-131 também pode ser usado para tratar câncer de tireoide.

Como é Realizado o Procedimento

O I-131 é ingerido em ingerido em dose única, em cápsula ou em forma líquida e é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea após passar pelo trato gastrointestinal e é concentrado e captado pela glândula tireoide, onde começa a destruir as células da glândula.

Embora a radioatividade deste tratamento permanece na tireoide por algum tempo, diminui significativamente depois de alguns dias.

O efeito do tratamento da glândula tireoide geralmente se manifesta em cerca de um a três meses, com a manifestação do máximo de benefícios após um período de três a seis meses após o tratamento.

Em geral, uma dose única é sucesso para o tratamento do hipertireoidismo. No entanto, em raras ocasiões, o paciente precisa de um segundo tratamento, e em raras ocasiões, pode precisar um terceiro tratamento.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×