10 Dicas Para Você Começar o Seu Primeiro Estágio na Radiologia Com o Pé Direito

 

 

 

 

 

Você começou o seu curso de Radiologia, está indo bem nas provas, comprou livros e já passou vários finais de semana estudando, fora os trabalhos e mais trabalhos que você precisou entregar com prazos curtos. Algumas matérias teve de ficar a noite toda estudando, como física e anatomia.

Sem contar o fato de ter que estudar as diferenças nas técnicas radiográficas de diferentes autores de livros. Depois disso tudo você acha que está quase preparado para ser um profissional top.

É normal, você já estudou tanto, sabe tudo na teoria, agora só falta aplicar os seus conhecimentos na prática, chegou a hora do estágio (até que enfim), mas apesar de ser um dos momentos mais esperados do curso de radiologia, você não via a hora de colocar o seu jaleco com o seu nome bordado em cima do símbolo da radiologia e caminhar pelos corredores do hospital, a sua expectativa é ficar igual a série Dr. House.

Até aí tudo bem, é bom e comum todo mundo ficar entusiasmado quando vai chegando o momento do estágio na radiologia.

Junto com este entusiasmo, surge também a ansiedade e, junto com a ansiedade vem o medo. Bate aquele incomodo de não saber o que fazer, de não fazer amizade, não conseguir ir bem no estágio, surge um montão de medos que quando você lembra que vai começar o estágio, seu coração bate mais forte.

Então se você vai começar o seu primeiro estágio na radiologia, preste atenção nestas dicas super importantes.

Dicas Para o Seu Primeiro Estágio na Radiologia

#1 – Seja Humilde

Seja Humilde

Seja Humilde

Assim que você chegar no seu estágio, logo no primeiro dia, tenha respeito pelos profissionais que lá estão, tenha humildade e diga a verdade aos Técnicos e Tecnólogos do plantão. Se você tem dificuldade em determinados posicionamentos, fale a verdade, não fale que você é um expert se você não é.

É muito comum no dia a dia, os profissionais realizarem procedimentos diferentes do que você aprendeu no livro, isto não é errado, eles conhecem a sala, o aparelho e qualidade de exame que o médico de plantão gosta, então não seja chato e fique querendo “ensinar” os profissionais. Aprenda com eles, preste atenção e pergunte porque ele faz o exame daquele jeito, aprenda com ele.

#2 – Pergunte Tudo

Pergunte tudo

Pergunte tudo

Não tenha vergonha, perca a timidez e pergunte. Qualquer dúvida que você tiver sobre os procedimentos realizados no estágio, você tem que perguntar, é sua obrigação aprender, você está ali para aprender. Muitos estagiários gostam de chegar no estágio se sentindo os melhores do mundo e, mesmo quando não conseguem aprender um posicionamento ou porque de um procedimento, não perguntam e voltam para casa com dúvidas para não descer do salto.

#3 – Conheça a Equipe

Equipe

Equipe

Quando você chegar no seu estágio, verá que existe uma grande equipe, seja em um hospital ou em uma clínica. Então nos momentos livres, conheça a equipe, converse e interaja com os técnicos de enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, não seja aquele estagiário metido que chega e nem fala bom dia. Em algum momento do seu estágio você pode precisar deles, então perca a vergonha e converse mais.

#4 – Calma! Tremer no Primeiro Exame é Normal

Calma

Calma

Normalmente, o primeiro posicionamento radiográfico que um estagiário faz é uma mão, punho ou cotovelo. E neste momento em que você tem a primeira oportunidade de posicionar, radiografar e revelar o exame, a ansiedade para que der tudo certo é grande. É muita pressão para você, é provável que suas mãos comecem a tremer e se o ar condicionado da sala for muito potente, suas mãos estão ainda mais geladas e o paciente vai perceber. Tenha calma. No próximo exame a tremedeira passa.

#5 – Estude

Você já estudou muito que eu sei, mas nada melhor do que nas horas livres do seu estágio, pegar aquele manual de técnicas radiográficas de bolso e dar uma lida, é sempre bom dar uma reforçada nos seus conhecimentos teóricos. Ah! Com sorte você vai estudar um posicionamento e o próximo paciente será a hora de colocar em prática o posicionamento que acabou de estudar.

#6 – Ética acima de tudo

Ética

Ética

Haverá momentos, principalmente nos hospitais, em que você irá presenciar situações complicadas, como pacientes com objetos estranhos em locais diferentes do corpo ou mesmo pessoas com graves doenças mas que ainda não sabem.

Neste momento, por mais que você saiba o que está acontecendo, você deve ser muito profissional, mesmo que o paciente te pergunte, “o que eu tenho doutora?” (sim, irão te chamar de doutor(a)), você não pode responder, não é sua obrigação. Responda que as imagens estão com o médico. Acima de tudo, Ética Profissional!

#7 – Que Demora Para Atender!

 

Sempre que possível, se coloque no lugar dos pacientes. Você não gostaria de estar em um domingo a noite dentro de um hospital e nem muito mesmo morrendo de dor. Sendo assim, é normal pacientes e acompanhantes se exaltarem

Estágio Radiologia

Estágio Radiologia

quando há demora no atendimento, por mais que você esteja estressado e cansado, dando o seu melhor, não discuta com pacientes e acompanhantes. Tenha calma!

#8 – Relacionamento com Outros Estagiários

Sem dúvida você irá conhecer aquele estagiário sabe tudo, que nem sempre é humilde e acredita ser o supervisor dos estagiários (sempre tem um, rs).

Das duas uma, ou ele vai querer fazer os melhores e mais difíceis exames ou fugir deles. Tenha paciência e siga o fluxo, em algum momento os melhores exames vão chegar para você, não fique entrando em conflitos desnecessários, não vale a pena ficar brigando por isso. E depois, qualquer problema sempre sobre para o estagiário mais novo.

#9 – Não Falte!

Não Falte

Não Falte

Alguns estágios não são remunerados (a maioria), então alguns estagiários por acharem que estão “trabalhando de graça” acabam não levando tão a sério e começam o estágio normal, indo regularmente e depois de 2 meses começam a ir plantão sim, plantão não, depois começam os atrasos e depois de um tempo passam a ir para o estágio quando querem. Não faça isso, você não está ali para trabalhar, mas sim para aprender.

#10 – Não Seja Refém do Wi-Fi

Estágio de radiologia sem WIFi

Estágio de radiologia sem WIFi

Provalvemente quando você chega um ambiente onde precisa ficar algumas horas, deve perguntar se tem wi-fi, certo? Só que quando você está no estágio, principalmente em um hospital com muitos exames, é bom evitar ficar verificando as suas notificações a toda hora. Se for possível, não entre no wi-fi e nem no 3G.

Tenha atenção total ao seu estágio, porque se com atenção total, é fácil confundir esquerda com direita, deixar a gaveta do bucky aberta e não fechar a porta da câmera escura, imagine você posicionando e conversando no WhatsApp ao mesmo tempo. Não dá, né?!

Tem outras dicas legais? Conte pra gente nos comentários.

Até a próxima e bom estágio para você!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×