Estratégias de Marketing Pessoal nas Redes Sociais

 

 

 

 

 

Olá, tudo bem com você? Este é um artigo da série de habilidades e competências que não se aprende no Curso de Radiologia, você pode encontrar outros artigos clicando aqui. O marketing pessoal sempre foi muito importante no mercado de trabalho, tanto para quem está buscando uma oportunidade quanto para quem já está empregado e quer crescer dentro da profissão.

Atualmente estamos sempre conectados, facilitando muito a comunicação, através de dezenas de aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Messenger, Viber, Imo, etc).

Porém, com esta comunicação rápida, também ficamos expostos em diversas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc) e, sabendo usar, é possível fazer um bom marketing pessoal através das redes sociais e alcançar objetivos através da imagem que você passa. Antes de falar exatamente do marketing pessoal nas redes sociais, precisamos entender o que é o Marketing Pessoal.

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

O marketing pessoal pode ser definido como uma estratégia individual, onde você transmite de forma positiva a sua imagem, as suas habilidades e competências. Em outras palavras, você é produto. Ou como alguns dizem: “vender seu peixe.” Ao contrário do que muitos pensam, o marketing pessoal não é só se vestir bem, é muito mais do que isso. O marketing pessoal é encontrar a melhor maneira de compartilhar as suas qualidades e valores.

A Importância do Marketing Pessoal na Radiologia

O mercado de trabalho privado na radiologia envolve muito o networking, veja aqui um artigo sobre Networking na Radiologia. Através do networking é possível conseguir boas oportunidades de estágio e emprego. O networking está totalmente ligado ao marketing pessoal.

Imagine que você faça um contato interessante para o seu networking. Este contato te coloca diante de uma ótima oportunidade e você precisa conversar com uma terceira pessoa. Neste momento, mais do que nunca, você irá precisar passar uma boa imagem e conseguir transmitir de forma segura as suas competências e habilidades para esta pessoa.

É por isso que o Marketing Pessoal é tão importante quanto o Networking, um completa o outro.

Marketing Pessoal nas Redes Sociais

Como anda o seu Facebook? Você tem feito postagens regularmente? O que você tem compartilhado? Hoje o Facebook e o Instagram são as duas redes sociais mais utilizadas pela Radiologia. Claro que muitas pessoas usam o Twitter e o LinkedIn, assim como o Snapchat e o Google +, porém, não são tão usuais pela maioria da radiologia.

E se você quer trabalhar bem o seu Marketing Pessoal, é necessário focar onde estão os seus possíveis contatos de networking, são nestes que você precisa pensar quando for publicar ou compartilhar qualquer coisa.

E não é só isso..

Sempre que você faz uma nova amizade, uma das primeiras coisas é se adicionarem no Facebook e, é muito comum você ir lá dar uma olhada no perfil do seu novo amigo ou novo contato.

E dependendo da maneira como este se comporta, as fotos que posta, a maneira como fala e o que ele compartilha, você automaticamente pensa se vai ou não seguir querendo conversar com ele.

Com isto em mente, lembre do seu networking.

Imagine… você faz um contato novo em um Congresso de Radiologia. Você trocam informações e se adicionam no Facebook. Este contato fica muito interessado em te convidar para um projeto, estágio ou emprego. Porém, quando ele vai olhar o seu perfil no Facebook, percebe que você é totalmente diferente daquilo que se apresentou na conversa durante o congresso. Ruim não é?!

Pois é… tente evitar certos tipos atitudes e postagem nas redes sociais. Lembre-se sempre que não é apenas o seu amigo de brincadeira que vai ver aquela publicação, mas também pessoas que podem te dar oportunidades no mercado.

O Facebook é MEU e Posto Que Eu QUISER (será isso mesmo?)

Muitas pessoas tem este pensamento, de que o perfil no Facebook é delas e por isso postam o que quiser e que não estiver satisfeito é só bloquear. Na verdade, o perfil no Facebook é seu sim e você pode postar o que você quiser, você tem esta liberdade, porém, a liberdade acompanha a responsabilidade e quando estamos dentro de uma sociedade, as suas atitudes influenciam diretamente na vida dos outros.

Sendo assim, se você por exemplo, ofender alguém no Facebook, com palavras te agressão e até mesmo de acusação, terá que provar o que está publicando, caso contrário, poderá se prejudicar muito judicialmente.

E quando pensamos em marketing pessoal, quanto menos agressividade negativa você expressar, melhor será para a sua imagem.

Algumas atitudes que você precisa evitar no Facebook:

  • Reclamar do Trabalho, Colegas ou Chefes
  • Postar Fotos Sem Roupas
  • Discutir com Namorado
  • Perder o Controle ao Discutir Sobre Futebol
  • Perder o Controle ao Discutir Sobre Religião
  • Falar Muitos Palavrões
  • Escrever Errado
  • Demonstrar Preconceito

Postagem interessantes para o seu Marketing Pessoal:

  • Publique Fotos em Eventos
  • Publique Suas Conquistas
  • Divida Suas Experiências
  • Publique Fotos com Pessoas do seu Networking
  • Compartilhe Notícias Sobre a Área
  • Compartilhe Vagas de Emprego
  • Compartilhe Eventos
  • Interveja, comente, curta

Além destas estratégias, você ainda pode usar estratégias individuais para atingir melhor um contato específico do seu networking. E nunca se esqueça: Nunca Publique Nada Se Estiver Muito Nervoso ou Embriagado!

Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×