Modelo atômico de Dalton: Conheça a teoria do Átomo de Dalton

 

 

 

 

 

Olá pessoal, tudo bem? O Modelo Atômico de Dalton ou Modelo da Bola de Bilhar foi o primeiro modelo atômico proposto após a teoria atomística de Leucípo e Demócrito no século V antes de Cristo. Para Dalton, o átomo seria uma minúscula partícula maciça, indivisível e indestrutível. Vamos acompanhar agora mais um modelo da Evolução dos Modelos Atômicos.

Em 1803, John Dalton, um químico e físico inglês realizou alguns estudos com gases e líquidos, suas conclusões nessas pesquisas o levaram a criar a teoria atômica moderna, os experimentos de Dalton apontaram que toda matéria é composta por partículas, os átomos definidos pelos gregos Demócrito e Leucipo há muitos séculos atrás.

Neste modelo, o átomo era uma partícula esférica, maciça e indivisível e, cada elemento químico tinha átomos iguais, os elementos químicos diferentes tinham átomos diferentes, eram justamente os átomos que classificavam os elementos.

O modelo atômico ficou conhecido como o Modelo da Bola de Bilhar.

Modelo Atômico

Modelo Atômico

Uma observação interessante, ele sofria de um problema de visão, não conseguia diferenciar algumas cores, essa dificuldade já era discutida no XVIII, mas foi o primeiro cientista a pesquisar sobre o caso que ele mesmo sofria, o distúrbio foi nomeado de Daltonismo, em homenagem ao cientista.

Bem, esta teoria do átomo foi fundamental para a ciência, influenciou teorias e pesquisas de outros cientistas, para ele todos os átomos do hidrogênio eram iguais, porém, diferentes do oxigênio, por exemplo.

E ainda: um átomo de um elemento poderia se unir a um átomo de outro elemento, formando assim um novo elemento.

Dalton deu o ponta pé inicial para o entendimento do átomo, com sua teoria conseguiu identificar 65 elementos distintos na natureza e alguns anos depois um russo chamado Mendelev apresentou a Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Seu modelo teórico foi atualizado por um de seus ex-alunos, chamado Joseph John Thomson.

Thomson realizou experimentos com o tudo de raios catódicos e suas conclusões levaram a duvidar da Teoria Atômica de Dalton. Vamos conhecer que conclusões foram essas e o Modelo Atômico de Thomson no próximo artigo da Evolução dos Modelos Atômicos.

Até a próxima!

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×