Proteção Radiológica na Radiologia Industrial para Técnicos e Tecnólogos em Radiologia

 

 

 

 

 

Olá pessoal, existem diversas aplicações das radiações ionizantes no setor industrial. Seja em radiografia industrial, em medidores nucleares, na irradiação industrial, entre outras. Para se trabalhar nestas áreas é necessário ter conhecimentos teóricos e práticos de proteção radiológica.

Até o final deste artigo terei algumas surpresas bem legais para você que tem interesse no mercado da Radiologia Industrial.

As áreas de Radiografia Industrial, Inspeção de Cargas e Contêineres precisam de profissionais com conhecimentos em Proteção Radiológica. Os profissionais ideais são os Técnicos e Tecnólogos em Radiologia.

Atuação no Setor Industrial

Setor industrial

Setor industrial

A área de atuação de Técnicos e Tecnólogos com conhecimentos de Proteção Radiológica é muito ampla. Dentre as mais comuns estão os setores petroquímico e petrolífero, metalúrgico, automotivo, mineração, papel e celulose, siderúrgico, bélico, naval, segurança em portos e fronteiras, eletromecânico, entre outros.

Os Tecnólogos em Radiologia ainda podem atuar como Supervisores de Radioproteção em serviços de proteção radiológica em instalações radiativas que atuam nas práticas de medidores nucleares, irradiação industrial, técnicas analíticas ou serviços de manutenção de equipamentos de Raios X.

Conhecimentos Necessários

O profissional precisa conhecer os fundamentos da física atômica e nuclear, princípios de dosimetria e radioproteção, equipamentos de radiografia industrial, normas da CNEN e as várias aplicações das radiações ionizantes no setor industrial.

Os Cursos de Proteção Radiológica em Radiografia e Aplicações Industriais estão com inscrições abertas. São dois excelentes cursos, que são ministrados em conjunto (2 em 1).

O curso de Proteção Radiológica em Radiografia Industrial prepara o Técnico ou Tecnólogo em Radiologia para atuar em Radiografia Industrial (Ensaio Não Destrutivos e Inspeção de Cargas e Contêineres). Já o curso de Proteção Radiológica em Aplicações Industriais habilita o profissional para atuar como Técnico de Radioproteção (Técnico em Radiologia) ou Supervisor de Radioproteção Substituto (Tecnólogo em Radiologia) em outras Aplicações Industriais.

Caso você ainda esteja querendo conhecer o básico da Radiologia Industrial, vou te apresentar a primeira surpresa. Um Curso Gratuito e On Line de Radiologia Industrial. Clique aqui e participe do curso.

O Curso Básico de Radiologia Industrial tem um conteúdo direcionado para Técnicos e Tecnólogos em Radiologia sobre práticas industriais, atuação profissional e mercado de trabalho. E agora, a segunda surpresa.

Sorteio do Curso Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico

sorteio curso maxim

Em parceria com o Radiologia Blog, a Maxim Cursos vai sortear o Curso Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico conforme a Portaria 453/1998 e NR-32. Esta é a segunda surpresa =)

O curso tem o objetivo de atualizar os profissionais sobre os procedimentos de Proteção Radiológica com base na Portaria 453/1988 do Ministério da Saúde e na Norma Regulamentadora 32.

Saiba mais sobre o Curso Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico

INSCRIÇÕES ENCERRADAS! SORTEIO JÁ REALIZADO!

Bons estudos e Boa Sorte =D

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×