Há tempos a preocupação da sociedade com a saúde vem crescendo, os canais de comunicação, mais populares na TV e Internet, alertam para o benefício da prevenção e melhor tratamento das doenças com o diagnóstico precoce. Desta forma cada vez mais pessoas procuram por atendimento médico, tanto emergencial quanto consultas e, consequentemente, crescem o número de pessoas que realizam exames de imagem.
Aumentando a demanda das Clínicas de Diagnóstico e Hospitais, o acesso a exames de Diagnóstico de Imagem tem por ventura demora no primeiro atendimento e resultado do exame, além das repetições de exames e desperdício de matérias, isto quando não há uma boa gestão. Há alguns anos, algumas tecnologias supriram este obstáculo, com o avanço da informática, os sistemas nas instituições tiveram agilidade, facilitando o dia-a-dia dos profissionais e melhor atendimento aos pacientes.
HIS – Sistema de Informações Hospitalares
O HIS é um sistema com informações sobre o paciente, desde sexo, idade, prontuários médicos, ou seja, todos os dados relacionados ao paciente, incluindo outros sistemas específicos como LIS – Sistema de Informações Laboratoriais e o RIS – Sistema de Informações Radiológicas, nestes dois sistemas presentes no HIS, é possível visualizar resultados de exames laboratoriais e imagens de exames realizados por cada paciente cadastrado no HIS.