6 áreas da Radiologia Industrial que você precisa conhecer

 

 

 

 

 

Radiologia Industrial é a área onde se utiliza as radiações ionizantes para aplicações não médicas. A aplicação mais conhecida da radiologia industrial são os Ensaios Não Destrutivos, realizando controle de qualidade em diversos setores industriais. E a dúvida de muitos visitantes do radiologia blog são as outras áreas da radiologia industrial. Vamos listar neste artigo, algumas áreas de atuação que você precisa conhecer.

#1 – Inspeção de Segurança

Inspeção de segurança

Inspeção de segurança

A Inspeção de Segurança Não Invasiva utiliza fontes de Raios-X com altas energias, conhecidos como Escâneres de Raios-X e também são utilizados fontes radioativas de Cobalto-60, que possui uma emissão de raios-gama com alta energia. Com estas altas energias é possível inspecionar materiais com espessura de até 270 mm de aço. É muito utilizada em portos, aeroportos e rodovias.

#2 – Irradiação de Alimentos

Irradiação de alimentos

Irradiação de alimentos

Irradiação de Alimentos é uma técnica da radiologia industrial para conservar os alimentos, eliminando microorganismos, pragas e parasitas que possam causar prejuízos aos alimentos. Os alimentos irradiados tem uma validade maior do que outros alimentos não irradiados, sendo muito útil para exportação.

#3 – Envelhecimento de Cachaça

Cachaça

Cachaça

O sabor da cachaça é de acordo com seu tempo de envelhecimento, as cachaças irradiadas são produzidas de forma tradicional, a diferença é que após ser destilada, a cachaça é engarrafada e submetida a raios gama e não sendo colocadas em barris e aguardar vários anos.

#4 – Esterilização de Produtos Médicos

Esterelização

Esterelização

 

A radiação também utilizada para eliminação de bactérias em cosméticos, produtos farmacêuticos, embalagens e produtos médicos descartáveis.

#5 – Irradiação de Pedras Preciosas

Irradiação de pedras preciosas

Irradiação de pedras preciosas

A radiação é utilizada para alterar a cor de várias pedras preciosas e semipreciosas. São utilizados Raios-X de alta energia, raios gama, nêutrons e aceleradores de partículas. A tonalidade do cristal altera de acordo com o tipo de radiação e tipo de pedra. Por exemplo, safiras incolores ou amarelo-claras, sob ação de raios X ficam amarelas, semelhantes a topázios.

#6 – Preservação de Obra de Artes

Preservação de Obras de Arte

Preservação de Obras de Arte

A radiação tem sido utilizada para recuperar e conservar obras de patrimônio histórico, artístico e cultural. A radiação vem sendo utilizada para eliminar cupins de quadros e esculturas.

Conhece outras áreas da Radiologia Industrial? Escreve aqui nos comentários.

Até a próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×