Conheça a RADIOLOGIA INDUSTRIAL e as suas aplicações

 

 

 

 

 

Radiologia Industrial é a utilização das radiações ionizantes com finalidade industrial, são diversas as aplicações na radiologia nesta área, a sua maior utilização está vinculada ao processo de controle de qualidade de produtos e matérias. A diferença entre Radiologia Industrial e Radiografia Industrial é bem simples.

A Radiologia Industrial envolve diversas aplicações das radiações ionizantes no setor industrial, enquanto a Radiografia Industrial é uma área da Radiologia Industrial, em que são utilizados os Raios-X e Gama para produção e visualização de imagens de peças.

Os procedimentos técnicos envolvidos no controle de qualidade da Radiologia Industrial se aplicam em um termo chamado de Ensaios Não Destrutivos (END), estes ensaios são técnicas de controle de qualidade para inspecionar os materiais sem alterar as suas características, incluindo a produção de imagens internas dos materiais por meio dos Raios X ou Gama. Esta é uma área que requer uma noção própria de proteção radiológica

Radiologia Industrial

Radiologia Industrial

Principais Aplicações da Radiologia Industrial

Dentro dos Ensaios Não Destrutivos, tem seu papel em industriais petroquímicas como a Radiologia Industrial na Petrobras e em outras indústrias de petróleo. Utilizada também para o controle de qualidade em peças soldadas e fundidas em fábricas automobilísticas, siderúrgica e militares, para inspeção de armamentos, explosivos, munições, tanques, navios, aviões e mísseis.

A Radiologia Industrial na Aviação também possui importante função, nesta aplicação são realizadas radiografias de peças importantes de aeronaves comerciais. Peças e assessórios nos jatos e aviões de pequeno e médio porte também são inspecionados através de radiografias.

A Inspeção de Segurança é outra área da Radiologia Industrial, nessa são incluídas a inspeção de portos, aeroportos e rodovias, através de equipamentos chamados Scanners que realizam a imagem do interior de containers, bagagens, malas de carros, roupas e até interior do corpo de pessoas, também utilizada na segurança de eventos e presídios.

Outra aplicação é a Irradiação de Alimentos, que eliminam fungos e bactérias, conservando a utilidade e aumentado o prazo de validade de diversos alimentos, de legumes a biscoitos.

Também é utilizada para conservar a ração militar, alimento consumido pelos soldados no exército.

Mercado de Trabalho na Radiologia Industrial é muito amplo, além destas áreas citadas existem outras aplicações, como a eliminação de bactérias em cosméticos, produtos farmacêuticos, embalagens e produtos médicos descartáveis.

Utiliza-se também a radiação para acelerar o envelhecimento de pedras que após envelhecidas se tornam preciosas.

Neste artigo, trabalhamos com o conhecimento básico em Radiologia Industrial e suas principais aplicações.

Deixe seu comentário sobre o artigo e participe ativamente do Radiologia Blog. Esse trabalho está sendo feito por você.

Até a Próxima.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×