Terminologia dos Posicionamentos na Radiologia Veterinária
A direção que do feixe de Raios-x interage com o do corpo do paciente é a vista das tomadas radiográficas. Ventrodorsal (VD) indica que o paciente está deitado em uma posição dorsal e o feixe de raio-x está entrando no paciente ventralmente e está saindo na região posterior do paciente.
Se o paciente está deitado em uma posição ventral, o feixe de Raio-x está entrando no corpo na região posterior e saindo ventralmente. Dorsopalmar e dorsoplantar são os termos utilizados quando o feixe de Rio-x entra pela parte anterior e sai pela parte de posterior da porção distal das articulações do carpo e do tarso, respectivamente.
Marcadores de chumbo são utilizados para designar o lado direito ou o lado esquerdo do corpo ou para identificar uma extremidade.
Definições dos Termos na Radiologia Veterinária
Radiologia – posicionamento
Caudal: refere-se as partes da cabeça, pescoço ou na direção da parte traseira do corpo. Também se refere aos aspectos dos membros acima, a articulações do carpo e do tarso, enfrentando na direção da parte posterior do corpo.
Craniana: refere-se as partes do pescoço, tronco e rabo virado para a direção da cabeça. Também se refere ao aspecto superior ou anterior de um membro ou uma parte do corpo acima das articulações do carpo e do tarso.
Distal: refere-se a qualquer parte, longe do centro do corpo.
Dorsal: refere-se a parte traseira ou a parte posterior do corpo; oposto de ventral.
Palmar: refere-se ao aspecto posterior ou inferior do membro anterior do carpo, distalmente.
Plantar: refere-se ao aspecto posterior ou inferior do membro anterior do tarso, distalmente.
Proximal: refere-se à extremidade de um membro ou outra parte mais próximo ao ponto de fixação.
Rostral: em direção a cabeça ou focinho.
Arcadas Superior e Inferior: refere-se ao dental superior e inferior, respectivamente.
Ventral: refere-se à superfície do corpo esternal ou abdominal.