Radiologia Veterinária. Terminologias de Posicionamento Radiológico

 

 

 

 

 

Os animais de estimação são parte da família e quando eles estão doentes ou feridos, os donos (ou pais, rs) esperam que recebam os melhores cuidados e com qualidade de médico veterinário, principalmente por conta dos avanços em tecnologia e na medicina veterinária. O diagnostico tem tido mais precisão, como a Radiologia Veterinária.

O papel do profissional da radiologia é compreender a terminologia das posições, aprender a posicionar o paciente para uma variedade de estudos de imagem para atingir com precisão e eficiência as imagens enquanto seguir a proteção radiológica.

Os profissionais devem também aprender a rever suas imagens para avaliar o posicionamento e a qualidade técnica e ser capaz de corrigir erros. Os primeiros passos para se tornar um bom profissional na radiologia veterinária é conhecer a terminologia dos posicionamentos, que é diferente da radiológica médica.

Terminologia dos Posicionamentos na Radiologia Veterinária

A direção que do feixe de Raios-x interage com o do corpo do paciente é a vista das tomadas radiográficas. Ventrodorsal (VD) indica que o paciente está deitado em uma posição dorsal e o feixe de raio-x está entrando no paciente ventralmente e está saindo na região posterior do paciente.

Se o paciente está deitado em uma posição ventral, o feixe de Raio-x está entrando no corpo na região posterior e saindo ventralmente. Dorsopalmar e dorsoplantar são os termos utilizados quando o feixe de Rio-x entra pela parte anterior e sai pela parte de posterior da porção distal das articulações do carpo e do tarso, respectivamente.

Marcadores de chumbo são utilizados para designar o lado direito ou o lado esquerdo do corpo ou para identificar uma extremidade.

Definições dos Termos na Radiologia Veterinária

Radiologia - posicionamento

Radiologia – posicionamento

Caudal: refere-se as partes da cabeça, pescoço ou na direção da parte traseira do corpo. Também se refere aos aspectos dos membros acima, a articulações do carpo e do tarso, enfrentando na direção da parte posterior do corpo.

Craniana: refere-se as partes do pescoço, tronco e rabo virado para a direção da cabeça. Também se refere ao aspecto superior ou anterior de um membro ou uma parte do corpo acima das articulações do carpo e do tarso.

Distal: refere-se a qualquer parte, longe do centro do corpo.

Dorsal: refere-se a parte traseira ou a parte posterior do corpo; oposto de ventral.

Palmar: refere-se ao aspecto posterior ou inferior do membro anterior do carpo, distalmente.

Plantar: refere-se ao aspecto posterior ou inferior do membro anterior do tarso, distalmente.

Proximal: refere-se à extremidade de um membro ou outra parte mais próximo ao ponto de fixação.

Rostral: em direção a cabeça ou focinho.

Arcadas Superior e Inferior:  refere-se ao dental superior e inferior, respectivamente.

Ventral: refere-se à superfície do corpo esternal ou abdominal.

Você está aqui:

Seja VIP - Receba nossas notificações
×